Centenas de jovens entre 17 e 21 anos percorrem diariamente as ruas da periferia de Salvador, na Bahia, com o objetivo de ajudar os moradores a reduzir o consumo de energia elétrica. A iniciativa faz parte do projeto Agente Coelba, criado pela distribuidora de eletricidade em 1999 e que, até 2004, recebeu R$ 12,3 milhões em investimentos.
A Coelba foi um dos destaques do “Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa 2005”, uma das mais importantes publicações do país sobre responsabilidade social empresarial e sustentabilidade nos negócios.
Além diminuir o valor da conta de energia elétrica de clientes de baixo poder aquisitivo, o projeto Agente Coelba gera renda para jovens moradores locais, que recebem um salário mensal de R$ 325.
Mais de 200 mil famílias foram beneficiadas pelo projeto. Os agentes da Coelba já trocaram 6.500 fiações elétricas internas e distribuíram mais de 77 mil lâmpadas fluorescentes. Além de medidas para a economia de energia, os agentes oferecem ligações a custo reduzido para os moradores que utilizam ligações clandestinas e negociam o parcelamento de dívidas.
Fonte: Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa
Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui