Com o objetivo de incentivar o uso responsável da água, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) criou o Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso de Água. Dezesseis empresas de diversos setores, como têxtil, siderúrgico, hospitalar e automotivo, inscreveram seus projetos. A Covolan Jeanswear foi a empresa vencedora.
O programa de reuso da água da Covolan reduziu em 70% o volume captado pela indústria nos poços artesianos, que passou de 25 metros cúbicos por hora a 7,5 metros cúbicos por hora.
Em São Paulo, o setor industrial é o terceiro maior grupo consumidor de água. Os projetos apresentados no concurso mostram que as empresas mantiveram a sua produção, mesmo reduzindo o consumo de água em 50%. Já no caso do reúso da água, a economia vai de 30 a 90%, o que significa menos captação do sistema público ou dos mananciais.
Segundo dados divulgados pela Fiesp, se todas as indústrias brasileiras reutilizassem a água que compram das concessionárias, seriam economizados cerca de 1,65 bilhão de litros por dia – equivalente a um terço do consumo diário da Grande São Paulo (dados de dezembro/2000 da Sabesp). Porém, no Brasil, apenas 1% das indústrias faz o reaproveitamento da água.
A pesquisa "Responsabilidade Social Empresarial: o que o consumidor consciente espera das empresas", realizada pelo Instituto Akatu em 2005, mostra que a economia de água é, ao lado da economia de energia, um dos fatores mais valorizados pelos consumidores brasileiros de maior estágio de consciência no consumo.
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