O Instituto Unibanco, em parceria com a Alfabetização Solidária, realizou, no dia 11 de julho, a solenidade de entrega do prêmio Instituto Unibanco de Educação de Jovens e Adultos, que aconteceu no Centro de Cultura Britânico, em São Paulo. Os primeiros colocados receberam um prêmio de R$ 20 mil, na categoria Projetos, e R$ 10 mil, na categoria Pesquisa Acadêmica. O Unibanco é parceiro mantenedor do Instituto Akatu.
A parceria inédita no que tange o apoio à produção acadêmica e às práticas pedagógicas na área da Educação de Jovens e Adultos foi lançada em novembro do ano passado e uniu a vocação do Instituto Unibanco para promoção de projetos de educação com a experiência da Alfabetização Solidária. Ao longo de cinco meses, o Prêmio recebeu 253 inscrições, provenientes de 22 Estados do país.
O reconhecimento dos seis casos vencedores nas duas categorias é um avanço na Educação de Jovens e Adultos, como uma alternativa para recuperar defasagens no âmbito escolar e proporcionar oportunidades de crescimento humano e profissional àqueles que, muitas vezes, encontram-se à margem do ensino formal.
Para Tomas Zinner, presidente do Conselho do Instituto Unibanco, a relação entre nível educacional, crescimento econômico e o impacto da educação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são os fatores-chaves para a redução das desigualdades sociais.
“Nossa contribuição é modesta, mas temos orgulho de que estamos fazendo a nossa parte”, diz.
A classificação final ficou assim:
Pesquisa Acadêmica
1º Colocado – Alfabetizando na Vida: registro das emoções, das dificuldades e do processo de aquisição da linguagem escrita de jovens e adultos – Maria Salete da Costa – Universidade Anhembi Morumbi/SP.
2º Colocado – Práticas e Eventos de letramento de jovens e adultos – Ana Carolina Faria Coutinho – Universidade Federal de Alagoas/AL.
3º Colocado – Educação de Jovens Adultos e alunos com necessidades educativas especiais: versões e inserções – Mirella Villa de Araújo T. da Fonseca – Uniderp/MS
Projetos
1º Colocado – Observatório da Educação e do Trabalho – Mesaque de Araújo da Silva – Secretaria de Educação e Formação Profissional – Prefeitura Municipal de Santo André.
2º Colocado – Programa de Educação Popular de Jovens e Adultos: processo de inclusão escolar e social do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire – NEP/UEPA – Ivanilde Apoluceno de Oliveira – Universidade do Estado do Pará.
3º Colocado – Círculo de Cultura: educação popular com catadores de materiais recicláveis – Patrícia Helena Duarte da Matta – UNESP – FCL – Assis – Núcleo de Assessoria à Formação de Desenvolvimento de Cooperativas Populares Instituto Unibanco.
O Instituto Unibanco, braço social do Unibanco, coordena e apóia atividades sociais, com foco de atuação na área educacional. Seu objetivo principal é participar ativamente de projetos que busquem preparar jovens para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho, por meio da educação – fonte de transformação e capacitação, fundamental para a construção da dignidade do indivíduo.
Os projetos apoiados pelo Instituto contribuem na redução da defasagem escolar, qualificação para o mercado de trabalho, incentivo ao voluntariado e capacitação de educadores, educação complementar e ambiental, com alto grau de multiplicação e de impacto social.
Com informação de Pauta Social.
Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.