O Dia da Mobilização do Voluntariado, organizado pelo Instituto HSBC Solidariedade, adotou este ano o tema Consumo Consciente. A iniciativa, desta vez em parceria com o Instituto Akatu, visa a estimular o envolvimento de colaboradores da empresa em ações voluntárias em prol de comunidades do entorno de suas moradias ou trabalhos. Este ano, 1.500 colaboradores da empresa, seus familiares e amigos participaram do evento, que ocorreu em 19 de maio, em treze capitais de todas as regiões do Brasil. O Akatu acompanhou o evento na sede do HSBC em São Paulo.
Neste dia, os colaboradores participaram de uma palestra sobre o poder transformador do consumidor e de atividades que envolvem o conceito dos quatro “R” para minimizar resíduos: Repensar nossos hábitos, Reduzir o consumo ao realmente necessário, Reutilizar os produtos até o final de sua vida útil e, por fim, Reciclar ou separar o lixo para reciclagem.
Além disso, os voluntários conceberam ações para mobilizar outras pessoas para a adoção de algumas medidas cotidianas que contribuam com o combate ao aquecimento global. O formato das ações foi livre, variando de uma campanha de comunicação à montagem de uma peça de teatro, e até à composição de jingles.
Ainda neste dia, a cartilha Sou Mais Nós, confeccionada pelo Akatu, foi apresentada aos voluntários, que deram idéias de ações de consumo consciente, seguindo o item 14 da cartilha, “Faça uma sugestão e melhore nossa campanha”. Essas sugestões serão publicadas no site www.portaldovoluntariohsbc.org.br.
Em outra atividade, os participantes foram estimulados a preencher, no verso do crachá de participação do evento, suas principais impressões sobre o conceito do Consumo Consciente. Os crachás foram devolvidos à organização do Dia da Mobilização, que vai publicar as observações no portal de Internet e, em seguida, reciclar os cartões.
Para Carmem Dalla, consultora do Instituto HSBC Solidariedade, o Dia da Mobilização teve avaliações “muito positivas” dos participantes. Segundo ela, o evento serve para promover entre os colaboradores a reflexão sobre a importância de ações de “responsabilidade social individual”. “O banco tem pensado muito em seu impacto sobre o meio ambiente e a sociedade. E, como não é a empresa em si que provoca esses impactos, são as pessoas que fazem parte dela, é muito importante que os colaboradores se conscientizem de suas próprias ações, não só no trabalho, mas em casa também”, diz ela, explicando os motivos que levaram o banco a trabalhar o consumo consciente.
O projeto teve início efetivamente no dia 7 de maio, com a capacitação, pelo Akatu, de 15 colaboradores que atuaram nas treze capitais. Os coordenadores assistiram a uma palestra e receberam conteúdos sobre consumo consciente para aplicar no Dia da Mobilização buscando a sensibilização das equipes. De acordo com Raquel Diniz Ezequiel, da equipe de Mobilização Comunitária do Akatu e líder do projeto, a participação dos coordenadores foi muito boa. “A turma era bem eclética e levantou questões importantes sobre os temas apresentados. A troca foi muito rica”.
Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.