A parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS) e o Instituto Akatu, ONG que trabalha a sensibilização para o consumo consciente, foi firmada com o objetivo de incentivar o trabalho pedagógico sobre resíduos sólidos nas escolas indígenas da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) – Guaíba, por meio do Edukatu, rede de aprendizagem do Akatu sobre consumo consciente e sustentabilidade voltada para professores e estudantes de Fundamental 1 e 2 de todo o Brasil.
Os educadores das escolas indígenas da 12ª CRE passaram por uma formação online sobre a temática de consumo consciente e sua relação com os resíduos sólidos. Atualmente, muitas comunidades indígenas têm lidado com o problema da gestão de resíduos nas aldeias, principalmente de embalagens de todos os tipos de materiais, que mudou a dinâmica como elas se relacionam com o meio ambiente.
A formação inicial buscou auxiliar os educadores a orientarem os estudantes para compreenderem de que forma a temática abordada se relaciona com suas ações do dia a dia e para observarem a maneira com que descartam resíduos sólidos, estimulando a destinação correta dos diferentes materiais.
“A parceria com a secretaria busca capacitar os professores da rede estadual com ferramentas pedagógicas para que eles abordem a temática de consumo consciente e sustentabilidade com suas turmas, utilizando o Edukatu como plataforma digital de aprendizagem, promovendo a troca de saberes e experiências com outros professores de todo o país e fornecendo conteúdos que incentivam a adoção de hábitos mais sustentáveis entre os estudantes e as suas comunidades”, afirma Gabriela D’Amaral, da equipe do Akatu e líder do projeto.
“Estamos muito felizes com esta parceria, pois acreditamos que a formação continuada deve ser permanente. O Edukatu é uma rede de aprendizagem moderna, inovadora e muito atualizada nas questões ambientais. A plataforma é interativa e de fácil acesso a todos. Pretendemos em 2021 avançar com as formações, incluindo as demais Coordenadorias de acordo com as possibilidades do departamento pedagógico. Esta primeira formação foi excelente! ”, completa Patricia Mairesse, Assessora da Educação Ambiental da SEDUC/RS.
Este projeto, está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e com a Política Nacional de Educação Ambiental, expressa pela Lei nº 9.795/99, nos seus princípios e objetivos, em especial, a promoção da Educação Ambiental, concebida como os processos pelos quais o indivíduo e a coletividade constroem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores sociais, voltados para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade com base na ética e na cidadania ambiental.
A parceria deve continuar em 2021, com a proposta de formação continuada para professores e estudantes da rede estadual de educação, contemplando todas as coordenadorias regionais do Rio Grande do Sul, abordando as temáticas de Economia Circular e Consumo Consciente.
Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização, sensibilização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. Tem como proposta e objetivos contribuir para a mudança de comportamento do consumidor a partir de duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo, que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. Visite: www.akatu.org.br.
Sobre o Edukatu
O Edukatu, projeto do Instituto Akatu, é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e da sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. A plataforma digital do Edukatu, totalmente gratuita, já soma mais de 300 mil pessoas impactadas, sendo mais de 39 mil alunos, 13 mil professores e 5 mil escolas cadastrados. Saiba mais em edukatu.org.br.