O Instituto Akatu, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Rede Brasil do Pacto Global, realizou um webinar gratuito de apresentação das Diretrizes para o Fornecimento de Informações sobre a Sustentabilidade dos Produtos, desenvolvidas globalmente pelo projeto Advance SCP no âmbito do Programa de Informação ao Consumidor para Produção e Consumo Sustentáveis (CI-SCP) da One Planet Network.
O mesmo webinar foi realizado em duas datas, 30/9 e 1º/10, e contou com a participação de mais de 100 profissionais, sobretudo das áreas de comunicação, marketing e sustentabilidade, representantes de empresas de diversos setores, do setor público e de organizações da sociedade civil.
O principal objetivo das diretrizes é orientar as marcas para o fornecimento de informações sobre a sustentabilidade dos produtos e serviços de modo eficaz e confiável e, assim, facilitar escolhas com melhor impacto pelos consumidores.
De acordo com a Representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, “os últimos relatórios divulgados pelas Nações Unidas mostram que precisamos mudar nossa forma de produzir e consumir, com urgência. Caso contrário, chegaremos ao ponto de não retorno. Sabemos que o setor privado e os indivíduos são fundamentais na transição para uma economia circular e de baixo carbono. Por isso, é com grande entusiasmo que compartilhamos esses conhecimentos e boas práticas resultantes de processos internacionais com os setores aqui no Brasil”.
Disponibilizar informações confiáveis e que orientem a tomada de decisão dos consumidores é crucial para as empresas ou organizações que desejam liderar e acelerar a transição rumo a políticas e práticas de Consumo e Produção Sustentáveis, cuja necessidade é reconhecida internacionalmente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU por meio da meta 12.8.
“Nossas pesquisas mostram que o consumidor deseja melhorar sua saúde e seu bem-estar e diminuir o impacto negativo de seus atos de consumo. Para isso, ele precisa do apoio das empresas, precisa que elas informem com clareza suas ações e os atributos de sustentabilidade de seus produtos ou serviços. As Diretrizes são uma maneira de aprimorar essa comunicação entre produtos ou serviços e consumidores”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu.
A próxima etapa deste projeto consiste em uma assistência técnica que o Akatu vai oferecer para empresas de diferentes setores a fim de aprofundar a reflexão sobre as diretrizes. A principal ferramenta dessa assistência técnica é um formulário de autoavaliação, também desenvolvido pelo projeto Advance SCP no âmbito do Programa de Informação ao Consumidor da One Planet Network, que permite que as empresas analisem a comunicação de um atributo de sustentabilidade de um produto específico a partir das orientações das Diretrizes.
Saiba mais no Product Sustainability Information Hub.