De cuidados com a pele a sabonetes, xampus e muito mais, nossas marcas de beleza e cuidados pessoais estão removendo a palavra “normal” das publicidade e embalagens em todo o mundo.
Esse é um dos vários compromissos que estamos assumindo hoje, como parte de nossa nova visão e estratégia de Beleza Positiva – defendendo uma nova era de beleza inclusiva, imparcial e sustentável. Não apenas para causar menos prejuízo, mas também para trazer mais benefícios, tanto para as pessoas quanto para o planeta.
Em uma nova pesquisa envolvendo 10.000 pessoas em nove países, *sete em cada dez pessoas disseram que a palavra “normal” encontrada nas embalagens de produtos de beleza tem um efeito negativo sobre elas. Esse número aumenta para oito em cada 18 pessoas na faixa etária dos 18 aos 35 anos de idade.
A pesquisa foi mais a fundo nas experiências das pessoas em relação à indústria da beleza e cuidados pessoais:
- Mais da metade das pessoas entrevistadas (56%) disseram que a indústria da beleza e cuidados pessoais pode fazer as pessoas se sentirem excluídas.
- Sete em cada dez pessoas disseram que a indústria da beleza e cuidados pessoais deve ampliar sua definição de beleza.
- Seis em cada dez disseram que a indústria cria um ideal único de quem ou o que é “normal” e que isso as fez sentir que deveriam ter uma determinada aparência.
- 74% disseram que querem ver a indústria da beleza e cuidados pessoais focar mais em fazer as pessoas se sentirem melhores, e não apenas parecerem melhores.
Os participantes também nos disseram que queriam ver uma diversidade de pessoas mais inclusiva refletida nas marcas de beleza e cuidados pessoais.
A maioria disse que a indústria ainda tem um caminho à frente para representar melhor as pessoas de diferentes tipos de corpo, de diferentes faixas etárias, de diferentes etnias e também da comunidade LGBTQIA+.
Uma definição de beleza mais inclusiva
Além de remover da publicidade e embalagens a palavra “normal”, nossas marcas de beleza e cuidados pessoais também estão se comprometendo a acabar com todas as modificações digitais que alteram o formato, o tamanho, as proporções ou a cor da pele do corpo das pessoas, além de aumentar o número de anúncios que retratam pessoas de grupos diversificados e sub-representados.
Impulsionando mudanças positivas para as pessoas e o planeta
Dizer não ao normal é apenas uma das medidas dos três compromissos que assumimos para criar um impacto real e mensurável por meio de nossas marcas de beleza e cuidados pessoais:
Estamos agindo para ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar, além de promover a igualdade e a inclusão, alcançando 1 bilhão de pessoas por ano até 2030.
Faremos isso ajudando a acabar com a discriminação no âmbito da beleza, defendendo a inclusão, desafiando ideais limitados de beleza e desenvolvendo um portfólio de produtos inclusivos que atendam a uma maior diversidade de beleza.
Impulsionaremos a igualdade de gêneros rompendo com os estereótipos de nossas publicidades e intensificando programas de marcas que desafiem o status quo. Aperfeiçoaremos a saúde e o bem-estar por meio das iniciativas educacionais já existentes no que se refere à lavagem das mãos e da higiene bucal, e ampliando nosso foco em novas áreas, incluindo o bem-estar físico e mental.
Ajudaremos a proteger e regenerar 1,5 milhões de hectare de terras, florestas e oceanos até 2030.
Isso representa mais terras do que o necessário para o cultivo de ingredientes encontrados em nossos produtos de beleza e cuidados pessoais.
Nossas marcas de beleza e cuidados pessoais também irão contribuir com €1 bilhão para o fundo do Clima e da Natureza. exclusivo da Unilever. E até 2025, todo o plástico que utilizarmos em nossas embalagens será reciclável, reutilizável ou compostável em todas as marcas no mundo inteiro.
Daremos continuidade ao nosso apoio à proibição global de testes de cosméticos em animais até 2023.
Estamos trabalhando para isso em colaboração com legisladores, organizações de proteção aos animais e empresas que pensam da mesma forma. Vinte e três das nossas marcas de beleza e cuidados pessoais já são aprovadas pela organização PETA, com outras trabalhando rumo à certificação.
O compromisso com metas que apoiam as pessoas e o planeta não é algo novo para a Unilever nem para nossas marcas de beleza e cuidados pessoais. Muitas delas têm uma longa história direcionada ao crescimento com propósito. Por exemplo, os programas educacionais de lavagem das mãos da Lifebuoy alcançaram mais de 1 bilhão de pessoas desde 2010, e a Proteção da Autoestima da Dove ajudou a incutir a confiança corporal em mais de 69 milhões de jovens de 150 países nos últimos 15 anos.
Sustentadas pela Beleza Positiva, muitas de nossas outras marcas agora irão lançar novos programas para beneficiar bilhões de vidas e ajudar a transformar sistemas, defendendo novas políticas, leis e normas sociais a fim de mais benefícios para as pessoas, comunidades e o planeta.
* A pesquisa Beleza Positiva da *Unilever foi realizada com 10.000 participantes dos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Nigéria, África do Sul, Arábia Saudita, Índia, Indonésia e China.