ONG dá dica para os consumidores avaliarem sua forma de consumir em data repleta de promoções
Pode ser difícil medir, mas certamente “desconto”, “preço baixo”, “não perca” e “Black Friday” são palavras e expressões bastante ouvidas pelas pessoas nos últimos dias. Afinal, é só chegar essa época do ano que todos são bombardeadas pelas promoções. Mas vale a pena entrar nessa onda e até fazer aquela compra tentadora, porém, supérflua? Com essa pergunta em mente, o Instituto Akatu — principal ONG do país dedicada à sensibilização e à mobilização para o consumo consciente — convida os consumidores a aproveitarem a Green Friday e provoca-os a evitarem aquelas compras desnecessárias. Afinal, se toda forma de consumo traz consequências para o meio ambiente e a sociedade, imagine então, o que acontece em uma data como essa. É quando o “barato” de hoje pode sair caro amanhã.
A Green Friday é um movimento criado para substituir o consumismo provocado pela Black Friday pelo consumo consciente, aquele focado no que é necessário e exclui excessos e desperdícios, além de gerar um melhor impacto para nós mesmos, a natureza e a sociedade. Para isso, é fundamental entender o que é necessário e o que é supérfluo. E é nesse ponto que entra em cena os Primeiros Passos, iniciativa recém-lançada pelo Akatu para os consumidores trilharem a jornada rumo à sustentabilidade em cinco temas: água, alimentos, biodiversidade, crise climática e resíduos. Então, quais são os primeiros passos para evitar exageros na Black Friday?
Reflita sobre a necessidade da compra: considere impactos para seu bolso, para o meio ambiente e para a sociedade. Evite o consumo por impulso, pense sobre os motivos que despertam o seu desejo de compra e se há algo que a torna de fato necessária.
Repense uma compra online: antes de finalizar sua compra, dê um tempo, ocupe-se de outra coisa e retome a compra somente se concluir que se trata de uma necessidade real.
Evite salvar seus cartões nas plataformas: para compras online, não mantenha os cartões de crédito já salvos nas plataformas de vendas, pois isso facilita a compra e torna mais provável uma aquisição desnecessária.
Caso decida fazer uma compra, busque produtos com menor pegada de carbono: você pode comparar as emissões associadas à produção de itens similares na plataforma CoClear e, assim, poderá optar por aquele cujo impacto negativo é menor.
Evite que emoções negativas sejam o motivo das compras: cultive outros métodos para lidar com essas emoções, como passar um tempo com amigos e familiares ou qualquer outro hobby. Lembre-se que a experiência vale mais que s bens materiais.
De quem comprar? prefira empresas que aderem ao movimento que propõe um consumo mais consciente e sustentável por meio da oferta de produtos que geram menos impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade.
Controle suas finanças pessoais: aprender a lidar com o seu próprio dinheiro é essencial para conseguir escapar mais facilmente de uma compra por impulso. Apps como o GuiaBolso e o Organizze ajudam você a evitar compras desnecessárias e limitar gastos.
Dia de Doar
E para engajar ainda mais os consumidores na busca por um consumo mais consciente, o Instituto Akatu se une a diversas organizações sociais no Dia de Doar, iniciativa que promove um país mais solidário e incentiva pessoas e empresas a apoiarem causas e organizações sociais no período da Black Friday. Para contribuir, basta acessar a plataforma de doação do Akatu. As contribuições, a partir de R$ 20, serão direcionadas ao Edukatu – plataforma de aprendizagem gratuita que leva conteúdos exclusivos sobre consumo consciente e sustentabilidade para mais de 7 mil escolas e 42 mil alunos em todo o país. O valor arrecadado será usado para: a realização de oficinas de capacitação de professores, a produção de novos conteúdos educativos e o engajamento de novas turmas do Ensino Fundamental.
Criado em 2012 nos Estados Unidos, o Dia de Doar é realizado sempre na terça-feira após a Black Friday e acontece neste ano em 30/11. Esse movimento global reúne 85 países e conecta pessoas a causas, convidando todos a contribuírem para a construção de uma sociedade mais sustentável e justa que tanto queremos. Participe aqui.
Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo — modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade: www.akatu.org.br.