No idioma Tupi antigo, Akatu quer dizer “mundo melhor” ou “mundo bom”. No meio virtual, Akatu dá nome ao o primeiro site mundial de promoção e vivência do consumo consciente. A partir de 15 de março – Dia do Consumidor -, quando entra no ar, o Akatu.net será o ponto de encontro na internet de empresas, consumidores e entidades sociais. O site é iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
“A iniciativa do Instituto Ethos de desenvolver um site como o Akatu.net veio do reconhecimento de que é o consumidor quem vai valorizar a responsabilidade social das empresas”, diz Oded Grajew, diretor presidente do Instituto Ethos. “O consumidor consciente cria um espaço multiplicado de atuação para a empresa socialmente responsável.”
No Akatu.net, o consumidor será estimulado a fazer do ato de compra um instrumento de reconhecimento e incentivo da responsabilidade social das empresas. As entidades sociais também se beneficiam porque recebem, em forma de doação encaminhada pelo consumidor, o valor da comissão paga pelas empresas ao Shopping do Akatu.net.
“O sistema do Shopping virtual do Akatu.net é simples. As comissões geradas pelas compras são direcionadas pelo internauta para uma entidade social de sua preferência ou para um dos Fundos de Causas ou de Projetos geridos pelo Akatu.net”, explica Hélio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu, que vai abrigar a iniciativa. “A cada compra, o internauta recebe um e-mail confirmando a destinação da comissão doada e, a cada mês, um relatório de todas as doações de comissões por ele destinadas. Será periodicamente divulgado um relatório com o ranking das entidades sociais beneficiadas.”
Além de se beneficiar com o repasse das comissões, as entidades sociais cadastradas no Akatu.net poderão recorrer aos Fundos de Causas Sociais e de Projetos que o site manterá. O consumidor contará, ainda, com a possibilidade de fazer doações voluntárias diretamente para as entidades que desejar.
“Com o Akatu.net queremos ajudar a construir uma sociedade economicamente próspera, ambientalmente sustentável e socialmente justa a partir do consumo consciente”, diz Hélio Mattar. ” Para alcançar este objetivo, dedicamos um espaço especial para o aspecto pedagógico, com um Teste do Consumo Consciente, curiosidades e espaço para as empresas apresentarem suas políticas e práticas de responsabilidade social e para as entidades sociais mostrarem ao consumir as atividades que realizam.”
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