Uma alternativa necessária para a sustentabilidade no planeta e para mobilizar ainda mais pessoas pelo consumo consciente é a transição do modelo de liderança pela dominação para o de liderança por parcerias, este é o diagnóstico da jornalista, mestra em políticas públicas e presidente do Conselho da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL), Thaís Corral, que fechou, na última terça-feira (27/4), a série de quatro palestras sobre consumo e sustentabilidade, promovida pelo Akatu e pela CPFL Cultura. Corral debateu as causas e motivações na mudança de comportamentos e o papel das lideranças.
“O modelo de liderança é rigidamente marcado pelas características ditas masculinas, pela força física e assertividade. O de parceria é muito mais democrático e igualitário e considera fortemente a integração das diferentes habilidades e características que as pessoas tem”, argumentou a jornalista.
Para Corral este é o modelo que pode contribuir para o envolvimento efetivo e transformador das pessoas. “Cada um torna-se uma liderança”, diz. Pelo modelo antigo, gera-se uma dependência e pouca ou nenhuma motivação.
A presidente do Conselho da ABDL alerta, no entanto, que não se deve “atropelar” o processo de conscientização, mobilização e engajamento das pessoas e comunidades. “A gente não pode queimar etapas. Não pode ir mais rápido do que o processo suporta.”
“O AL Gore (ex-vice presidente dos EUA) sempre cita um provérbio africano: ‘se você quer ir sozinho, vai depressa. Para ir com um conjunto, tem de ir sentindo o quanto, quais os passos e a sequência do processo’.”
Veja a apresentação na íntegra.
A palestra fez parte do ciclo especial de quatro encontros sobre consumo e sustentabilidade “A Transformação do Indivíduo para a Construção da Sociedade Sustentável do Futuro”, promovido pela CPFL Cultura e com curadoria do diretor-presidente do Akatu, Helio Mattar.
A abertura da série ficou por conta da cientista social e diretora de pesquisa do Centro de Altos Estudos da ESPM, Lívia Barbosa, que abordou o tema “Consumo: por que a gente é assim?”.
“O consumidor e o indivíduo na era da transição”, foi o tema do segundo debate, do qual participou o economista Sérgio Besserman Vianna, ex-presidente do IBGE.
“O poder do indivíduo na sociedade em rede” foi o terceiro da série, com o professor Sílvio Meira, especialista em Engenharia de Software e cientista chefe do Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).
O ciclo de quatro programas vai se transformar numa série especial do Invenção do Contemporâneo, exibido às segundas-feiras à meia-noite na TV Cultura.
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