loader image
29.09.14 às 11:41

Imaflora lança campanha para incentivar a certificação socioambiental

A ação chama a atenção para a importância da conservação das florestas e do manejo florestal responsável
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Crédito: Divulgação/Imaflora

 

Comentário Akatu: Um modelo de sociedade mais sustentável envolve, de um lado, consumidores mais conscientes e, de outro, empresas dispostas e preparadas para inovar no atendimento às suas demandas, oferecendo-lhes alternativas de produtos e serviços ambientalmente adequados e socialmente justos em todas as etapas de sua cadeia produtiva, como mostra a reportagem abaixo, que destaca a certificação socioambiental. Mais do que uma tendência, essa mudança de paradigma rumo à economia verde parece ser a alternativa viável para combater os efeitos dos padrões insustentáveis de produção e consumo que vêm sendo adotados há dezenas de anos.
 

No dia 26/09, a organização Forest Stewardship Council , em português Conselho de Manejo Florestal (FSC Brasil)  celebrou no mundo todo a “FSC Friday“. O evento anual chama a atenção para a importância da conservação das florestas e do manejo florestal responsável.

Para apoiar a iniciativa, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) lançou no Brasil uma campanha digital em que convida empresas e consumidores da certificação socioambiental a postarem fotos, vídeos e frases na fan page “Eu uso produto FSC®”. As empresas deverão postar peça promocional e completar a frase sugerida “Eu produzo produto FSC e contribuo com …”

A campanha vai até o dia 19/10. Uma comissão julgadora irá selecionar os materiais mais criativos e que comuniquem melhor as garantias da certificação. Também será levada em conta as peças mais curtidas pelo público. A íntegra do regulamento pode ser conferida na página da instituição no Facebook .

O objetivo da iniciativa do Imaflora é despertar a consciência da sociedade para a origem daquilo que consome, o impacto provocado por suas escolhas sobre os recursos naturais e a possibilidade de contribuir positivamente para o meio ambiente a partir de suas opções de compra.

“Passados 20 anos da criação do FSC, encontramos muitos produtos certificados em nosso dia a dia: madeira, papel, painéis, embalagens, entre outros”, afirma Leonardo Sobral, gerente de certificação florestal do Imaflora. “É hora de reconhecermos os hábitos de consumo responsável hoje praticados, que têm contribuído para a conservação das florestas”.

Empresas e produtos que possuem o selo FSC® passam por um longo processo de auditoria, responsável por comprovar, entre outra exigências, práticas de manejo que conservem a biodiversidade, recursos hídricos, o solo; respeito aos direitos dos povos indígenas e comunidades locais; manutenção e ampliação do bem-estar dos trabalhadores florestais.

A certificação se aplica a empresas ou pessoas que atuem na extração, produção, industrialização ou comercialização de produtos de origem florestal, seja natural ou plantada.

 

Leia mais:

FSC apresenta novo padrão de avaliação de plantações florestais

Mata Atlântica: 10 atitudes de consumo consciente para preservá-la

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também