Um prédio em pé, ligado a uma árvore derrubada, simboliza as conseqüências para a natureza do consumo exagerado de energia elétrica e água nas casas e edifícios. Um carro conectado a um arco-íris esparramado no chão representa a idéia de que o maior uso dos automóveis significa menos ar limpo. Essas ilustrações, baseadas em objetos infláveis, marcam a campanha “Mais é Menos”, lançada pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente.
“O objetivo desta nova campanha é sensibilizar e mobilizar os brasileiros para o consumo consciente, a partir da comunicação sobre os impactos negativos do consumo acima do necessário”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu. A campanha foi desenvolvida pela agência Lew’LaraTBWA, que trabalha de forma pro bono como parceira institucional do Akatu.
Refletir para mudar
A iniciativa “Mais é Menos”’ é uma forma de ampliar a compreensão dos conceitos e práticas do consumo consciente, estimulando as pessoas a refletirem sobre o seu atual padrão de consumo. A partir dessa reflexão, as pessoas podem descobrir como as mudanças de comportamento ajudam na construção da sustentabilidade da vida no planeta.
A campanha inclui peças produzidas para a mídia impressa e eletrônica, com destaque para a versão online, desenvolvida pela agência Brancozulu, parceira institucional do Akatu. No hotsite , os internautas terão dicas e informações sobre consumo consciente e poderão enviar suas contribuições, criando frases sobre como transformar “menos” em “mais”. A campanha também pode ser seguida no Twitter, no perfil @maisehmenos, e em breve estará em outras redes sociais com aplicativos para que todos possam interagir.
A campanha deverá contar ainda com “embaixadores” do consumo consciente, escolhidos entre personalidades de diversos segmentos — como gastronomia, esportes e televisão —, cuja missão será atuar como formadores de opinião divulgando a causa do consumo consciente e da sustentabilidade da vida no planeta.
Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui