Mensagens de Consumo Consciente serão exibidas, a partir de hoje (dia 1º de setembro), em algumas salas de cinema da rede Cinemark em São Paulo. O filme “Favela”, uma peça da Campanha CUIDE, será veiculado durante os comerciais exibidos antes dos filmes. A ação é resultado de uma parceria entre a empresa, que é líder no mercado de projeção de filmes, com mais de 300 salas em todo o Brasil, e o Instituto Akatu.
O filme “Favela” foi inspirado em uma peça publicitária criada pela agência de publicidade Leo Burnett, parceira institucional do Akatu. A Nestlé, parceira pioneira do Instituto, por sua vez, patrocinou toda a produção do vídeo. A peça já recebeu várias premiações, entre elas o Leão de Ouro no Festival de Cannes e uma premiação especial concedida pela ONU (Organização das Nações Unidas), durante o Festival de Nova York.
O filme mostra a foto de uma favela de cabeça para baixo, chamando a atenção do telespectador para como o consumo consciente pode ajudar a melhorar o mundo. O filme traz o seguinte texto: “Antes de sermos consumidores, somos cidadãos. O consumo é um ato de cidadania, pois ele tem impacto no meio ambiente e na sociedade. Use o seu poder de compra buscando melhorar o mundo em que vivemos, afinal ele está de cabeça para baixo. Como essa foto. Consuma sem consumir o mundo em que você vive. Instituto Akatu.”
A exibição do comercial do Akatu acompanhará os filmes que estréiam nesta sexta-feira, dia 1. A campanha será exibida durante três semanas. No total, a rede Cinemark disponibilizou dez salas, nos cinemas dos Shoppings Center Norte, Tatuapé, Market Place, Villa-Lobos e Higienópolis, para a exibição do filme “Favela”.
Segundo a Kinomaxx, empresa encarregada da veiculação de peças publicitárias na rede Cinemark, como a campanha será divulgada em sessões de filmes diferentes a cada semana, é difícil estimar o número de pessoas que entrarão em contato com a mensagem. No entanto, pelo mesmo motivo, o perfil do público deverá ser bastante variado.
Campanha do CUIDE
O Movimento CUIDE é uma campanha de comunicação, que tem o slogan “Consuma sem consumir o mundo em que você vive”. A campanha foi criada pela agência de publicidade Leo Burnett, com o apoio de alguns parceiros do Akatu. Surgiu para disseminar vários temas relacionados ao Consumo Consciente, por meio de peças de comunicação a serem veiculadas em TV, rádio, internet, outdoor, jornal e revista.
O filme “Favela” é apenas uma das mensagens. Além do “Favela”, outros filmes e peças fazem parte da campanha CUIDE, como o “Tomate”, “Etiqueta” e o “Código de barras”, entre outros. Todos chamam a atenção do espectador para a importância dos hábitos de consumo na boa manutenção das relações sociais, da economia e dos recursos naturais.
Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui