A partir de hoje, os pequenos internautas poderão navegar pelo mundo do consumo consciente. Basta digitar www.akatumirim.org.br para descobrirem de onde vêm e para onde vão os diversos produtos que consomem, além de saberem os impactos de suas cadeias produtivas sobre o meio ambiente.
Com animações, brincadeiras, jogos e muita interatividade, o site é uma iniciativa inédita do Instituto Akatu sobre o consumo consciente pensada e desenvolvida para crianças. A ação é patrocinada pelo refresco em pó Tang, da Kraft Foods Brasil, apoiador benemérito do Akatu.
“O Akatu Mirim surge como uma ferramenta de conscientização sobre o consumo consciente para as crianças, despertando o interesse pelo tema por meio da diversão e aproveitando a curiosidade natural para saberem do que é feito o tênis que ela está usando, o caderno no qual ele escreve ou qualquer outro produto que está presente no seu dia-a-dia” explica Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.
Segundo Mattar, desse modo, desde pequenos, as crianças descobrem que nossos atos causam impactos em nós mesmos, na nossa cidade e no planeta e, de maneira divertida, elas percebem que pequenos atos repetidos ao longo da vida e por muitas pessoas podem fazer um planeta melhor.
O petróleo será o primeiro tema tratado. Depois será a vez da sacola plástica, da garrafa d’água, do celular e da bala, entre outros.
Todos os temas serão abordados também por meio de ilustrações que vão mostrar o conceito “de onde vem?” e “para onde vai?”, para explicar que bens e serviços vêm de uma cadeia produtiva e causam impactos, da origem até o descarte do resíduo.
Jogos e atividades
O portal trará jogos on-line e sugestões para serem feitas também fora do computador. “Já parou para pensar quantas coisas legais você deixa de ver por usar sempre o carro, ônibus ou metrô?”, é uma das perguntas do Akatu Mirim.
“Esperamos que a partir daí, as crianças se sintam motivadas a ir à escola a pé, por exemplo. E, com isso, elas estarão cuidando da sua saúde, do meio ambiente, já que estarão evitando a emissão de mais gases no efeito causados pelo uso excessivo do automóvel, que contribuem para as mudanças climáticas”, diz Mattar.
A atividade estimula os consumidores a deixarem o carro em casa. Assim, a criança se conscientiza e ajuda a mobilizar a família.
Por que ir sozinho para a escola? Que tal juntar os amiguinhos e irem todos em um só carro. Pais e mães podem se revezar levando a criança e menos carros estarão circulando, assim o trânsito melhora e jogamos menos gás carbônico na atmosfera, reduzindo o efeito estufa.
Animações
Vídeos animados apresentam a descoberta da matéria-prima, o primeiro uso em grande escala, até onde podemos encontrá-lo no dia a dia, sua importância para o ser humano e o mais importante: trata-se de uma fonte finita que precisa ser consumida conscientemente.
Mural
Os temas ainda podem ser discutidos no Mural, com enquetes e perguntas ao site, que de forma interativa, vai descobrir, com a colaboração dos internautas, como consumir com responsabilidade e tirar dúvidas sobre o conteúdo do site.
“Vale lembrar que consumir de forma consciente não é não consumir. É consumir menos e diferente, tendo no consumo um instrumento para o bem-estar, deixando de comprar por comprar”, explica Mattar.
Que tal começar hoje, propondo para seus pais deixar o carro na garagem e ir caminhando até a padaria comprar o pãozinho?
Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.