O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abriu para consulta pública o texto sobre o 2º Ciclo do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis – PPCS (2016 – 2020). O documento contém orientações e estratégias que devem embasar a formulação e implementação de programas, projetos e iniciativas que tenham como objetivo tornar os processos produtivos e as decisões de consumo mais sustentáveis. O Instituto Akatu é integrante do Comitê Gestor de Produção e Consumo Sustentável (CGPCS), instância deliberativa de desenvolvimento e implementação do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis – PPCS.
A ideia deste 2º ciclo é promover e ampliar a escala das ações em 10 eixos temáticos, identificados a partir da experiência acumulada ao longo do 1° ciclo do PPCS (realizado em 2012/2014) e de políticas do Governo Federal alinhadas com a agenda de promoção e fomento da produção e do consumo sustentáveis. A finalidade será colher subsídios sobre questões fundamentais que hoje fazem parte do dia a dia da sociedade, do mercado e do governo. A consulta é, sobretudo, um convite à sociedade para contribuir com o estabelecimento de diretrizes e mecanismos que permitam promover a melhora da qualidade de vida das pessoas e da sociedade, e ao País de avançar no sentido de um desenvolvimento que compatibilize a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico, no contexto da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
As contribuições e sugestões devem ser encaminhadas até às 24:00 horas (horário de Brasília) do dia 15 maio de 2016, por meio do formulário eletrônico disponível no portal do MMA, no menu “envie sua contribuição”. Participe!
Leia mais:
Integrando iniciativas públicas e privadas: produção e consumo sustentáveis
Akatu divulga metas globais da ONU sobre produção e consumo sustentáveis