Sessenta por cento dos entrevistados da “Pesquisa 2005 – RSE – Percepção do Consumidor Brasileiro” acham que as empresas devem ajudar a reduzir a distância entre ricos e pobres no País. Segundo um dos autores do estudo, Fabián Echegaray, esse dado reflete o contexto de injustiça social do Brasil. A média mundial de respostas positivas a essa questão foi de 44% (veja gráfico).
“As expectativas do brasileiro são similares a de outros países em desenvolvimento, como a Argentina, Rússia e África do Sul. Quanto mais baixo o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano, da ONU], mais as pessoas esperam do papel social das empresas”, afirma.
Para Echegaray, a pesquisa mostra uma tendência a uma visão mais conservadora do brasileiro em relação à responsabilidade social empresarial. O estudo também abordou essa questão. À pergunta “O que uma empresa deve fazer para você considerá-la socialmente responsável”, 19% dos brasileiros responderam, espontaneamente, fazer doações ou caridade. Esse índice é 12 pontos percentuais superior à média mundial (veja gráfico).
Credibilidade
Echegaray ressaltou que o consumidor brasileiro valoriza também o apoio e a parceria de empresas com ONG´s ou instituições de caridade. A pesquisa mostra que 86% afirmou que “meu respeito por uma empresa aumentaria de ela fosse parceira de uma ONG ou instituição de caridade para ajudar a resolver problemas sociais”.
- Faça o download da íntegra da “Pesquisa 2005 – RSE – Percepção do Consumidor Brasileiro”.
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