Para comemorar o seu aniversário o Edukatu – Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente do Instituto Akatu teve seu ambiente on-line completamente gamificado. Novos recursos disponíveis a partir de hoje na plataforma deixam a rede ainda mais divertida e animada para todos os participantes. Com esses recursos, estudantes e professores de todas as escolas brasileiras de Ensino Fundamental envolvidos com o Edukatu são valorizados por sua participação e engajamento, dentro e fora dos Circuitos da Rede.
“A gamificação usa recompensas como estímulo para a participação no Edukatu, o que transforma o engajamento para o consumo consciente em algo mais divertido. A linguagem e a lógica dos jogos se aproximam do cotidiano dos mais jovens”, afirma Silvia Sá, Gerente de Educação do Instituto Akatu, reforçando que com esse processo o Edukatu acompanha uma das tendências mais inovadoras em educação. “A gamificação não é só para divertir, tem a ver com o estímulo ao alcance de objetivos. Ela ainda ajuda alunos e professores a perceberem o progresso nas atividades. Mas um participante só evolui na rede interagindo com os outros, mostrando que a colaboração é essencial para alcançarmos estilos mais sustentáveis de vida,” complementa Silvia.
Aprender jogando
A mecânica de jogos incrementa a participação, gera engajamento e comprometimento nos usuários. Basta se inscrever no Edukatu, logar e realizar as atividades, que o próprio sistema da plataforma confere os pontos, aumenta o nível e atribui as medalhas automaticamente.
O participante recebe pontos ao postar na rede, fazer e responder perguntas, comentar e avaliar os posts de outras pessoas, visitar a plataforma com frequência e avançar nos Circuitos propostos pela Rede. Conforme conquista mais pontos, aumenta seu nível de usuário. Hoje a plataforma prevê 20 níveis.
Para algumas atividades específicas, como completar um percurso ou convidar mais pessoas para participar (no caso de professores), o participante também recebe medalhas além dos pontos. São cerca de 40 medalhas, disponíveis para todos os participantes, com diferentes graus de raridade.
Leia Mais:
Edukatu premiará professores mais mobilizadores de Alagoas e Salvador