Al Gore em cena de ‘Uma verdade inconveniente’, de 2006 — Foto: Divulgação
O Festival de Sundance, evento anual de cinema independente criado pelo ator e cineasta Robert Redford, será realizado de dia 19 a 29 de janeiro com foco no tema Mudanças Climáticas.
O evento, em sua 33ª edição, acontece em Park City, no estado de Utah, nos Estados Unidos. Foram escolhidos para o festival 113 longa-metragens de 32 países.
Será apresentada na abertura do festival a sequência de “Uma verdade inconveniente”, documentário sobre o aquecimento global e as Mudanças Climáticas que mostra a campanha do ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista Al Gore para chamar atenção ao problema. O filme, chamado de “Uma sequência inconveniente”, dirigido por Bonni Cohen e Jon Shenk, estreia 10 anos após o primeiro documentário.
Pela primeira vez, o festival determinou um tema para a programação e inclui 14 filmes como “Uma verdade inconveniente, “Blackfish: Fúria Animal”, “A Enseada” (The Cove), “Terra do Gás” (Gasland), “Perseguindo o Gelo” (Chasing Ice) e “A corrida contra a extinção” (Racing Extinction).
“Meu engajamento pessoal pelo Clima começou há mais de 40 anos e a urgência de tratar o assunto é crescente, pois é uma ameaça real, com consequências severas. Se queremos evitar o pior cenário, temos que agir imediatamente, enfrentando a indiferença, apatia e oposição”, disse Robert Redford.
O consumidor consciente pode ajudar a combater as Mudanças Climáticas. Cada produto que consumimos tem uma história, com diversas etapas como a extração de matérias-primas e o descarte. Cada etapa deste processo gera emissão de gases de efeito estufa, responsáveis pelas Mudanças Climáticas. Por isso, é essencial refletir sobre a necessidade de comprar um produto e se informar sobre os impactos do produto na sua produção, no ciclo de vida e no descarte – além de dar preferência a empresas que se preocupam em reduzir os impactos da produção sobre as mudanças climáticas.
Leia mais:
Adotar o consumo consciente combate as mudanças climáticas