Para ajudar o consumidor a enfrentar a crise hídrica em São Paulo, a organização Proteste lançou a Cartilha da Água. É uma publicação online gratuita que inclui informações sobre como garantir a qualidade da água em época de racionamento, além de outras dicas. Esta iniciativa faz parte da Aliança pela Água – coalizão de organizações da sociedade civil para contribuir com a construção de segurança hídrica em São Paulo – da qual o Instituto Akatu também participa.
De acordo com a cartilha, o consumidor tem direito à informação a respeito de qualquer interrupção, descontinuidade do serviço, ou mesmo de pequenos cortes, rodízio ou racionamento de água, segundo o Código de Defesa do Consumidor. Se o abastecimento for comprometido, a Proteste orienta as pessoas para o direito de pleitear a reparação pelos prejuízos sofridos. Os serviços de saneamento básico (água e esgoto) são essenciais e devem ser prestados de forma contínua, adequada e eficiente.
A cartilha sugere também medidas coletivas como, cobrar dos políticos comprometimento com a causa da água, denunciar desperdícios, alertar a concessionária para vazamentos em locais públicos, apoiar abaixo-assinados, petições, campanhas e outras ações que exijam do poder público melhor gestão da água.
O livreto ainda enumera medidas individuais que podem ser adotadas para evitar que a estiagem, que pode se repetir outras vezes, nos prive do abastecimento de água, comprometendo nossa saúde e qualidade de vida.
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