Crédito: Divulgação /Ecofalante
A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chegou à sua terceira edição em 2014 e exibiu em março os mais importantes filmes internacionais e brasileiros sobres questões socioambientais, premiados em grandes festivais. A partir de 18 de outubro, 28 desses filmes vão compor a Itinerância da Mostra, que percorrerá oito unidades do Sesc na capital e 16 cidades do interior de São Paulo, com sessões gratuitas e debates com cineastas e especialistas em diversas áreas. O Instituto Akatu apoia a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental desde a sua primeira edição.
Acesse resenhas e comentários sobre os filmes no .:Especial Akatu – 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental:.
Dentre os destaques da programação, estão “A Escala Humana” (Dinamarca), de Andreas M. Dalsgaard; “Blackfish – Fúria Animal” (EUA), dirigido por Gabriela Cowperthwaite;“Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo?” (Reino Unido), de Candida Brady; “A Crise Global da Água” (EUA), de Jessica Yu;“A Síndrome de Veneza” (Itália), de Andreas Pichler;“Metamorphosen” (Alemanha), de Sebastian Mez; e os vencedores da mostra Competitiva Latino-Americana: “Deserto Verde” (Argentina), de Ulises de laOrden, que levou o prêmio do Júri de Melhor Filme; e “Amazônia Desconhecida” (Brasil), de Daniel Augusto e Eduardo Rajabally, ganhador do Prêmio do Público.
Assista a trailles de alguns dos filmes que compõem a itinerância.
A mostra itinerante vai contemplar também uma programação de filmes infantis, sessões especiais para escolas e um circuito universitário, além da realização de 18 debates. Os filmes serão exibidos em unidades do Sesc, salas de cinema, centros culturais, universidades, escolas e espaços públicos; nas cidades de Araraquara, Bauru, Birigui, Bragança Paulista, Campinas, Catanduva, Cubatão, Itu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Santos e Taubaté.
Em Bragança Paulista, Santos, Sorocaba e Cubatão, a Mostra Ecofalante vai promover um programa de formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos sobre o uso de filmes como material didático e atividades relacionadas à gestão de resíduos sólidos. As aulas e orientações técnicas serão ministradas pelos professores e especialistas Claudio Aguiar Almeida e Gina Rizpah Besen.
A Itinerância é realizada por meio de uma parceria entre a Ecofalante e o Sesc São Paulo, com patrocínio da Reciclo PepsiCo, White Martins, Eaton, Santher, e apoio do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura – Programa de Ação Cultural 2013.
SERVIÇO
Itinerância da 3a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
De 18/10 a 14/11
Em 17 cidades de São Paulo
[Confira a agenda da Programação no Sesc]
Acompanhe a Mostra Ecofalante nas redes
Site: ecofalante.org.br/mostra
Facebook: facebook.com/mostraecofalante
Twitter: @MostraEco
Instagram: Instagram.com/mostraecofalante
Confira a lista completa dos filmes que serão exibidos, de acordo com o tema:
CAMPO
Sinfonia do Solo
Symphony oftheSoil
Dir. Deborah Koons Garcia
EUA, 2012, 104’
O filme analisa nossa relação com o solo, seu uso e abuso na agricultura, desmatamento e desenvolvimento, e as últimas pesquisas científicas sobre o papel fundamental do solo na melhoria das questões ambientais mais desafiadoras de nosso tempo. Ao compreender as relações elaboradas e mútuas entre o solo, água, atmosfera, plantas e animais, passamos a apreciar a natureza complexa e dinâmica deste recurso precioso.
Trailer: http://vimeo.com/84580449
Vozes da Transição
VoicesofTransition
Dir. Nils Aguilar
França, 2011, 66’
Como iremos manter nossa alimentação no futuro? Quais são as alternativas à agricultura industrial? Como podemos fazer uma transição para um sistema econômico verdadeiramente resistente? Vozes da Transição discute tais questões e apresenta respostas inspiradoras.
Trailer: http://vimeo.com/86525991
CIDADES
A Escala Humana
The HumanScale
Dir. Andreas M. Dalsgaard
Dinamarca, 2012, 83’
50% da população mundial vive em áreas urbanas. Até 2050, esse número chegará a 80%. Viver em uma megacidade é tanto encantador quanto problemático. Hoje enfrentamos escassez de petróleo, mudanças climáticas, solidão e diversos problemas de saúde devido ao nosso estilo de vida. Mas por quê? O arquiteto e professor dinamarquês Jan Gehl estudou o comportamento humano em cidades ao longo de 40 anos. Ele documentou como cidades modernas repelem a interação humana e argumenta que podemos construir cidades de uma forma que leve em consideração necessidades humanas de inclusão e intimidade.
Trailer: http://vimeo.com/85245123
A Síndrome de Veneza
The VeniceSyndrome
Dir. Andreas Pichler
Itália / Áustria, 2012, 80’
Veneza vive sob a enorme pressão do turismo de massa – e vive disso. A cidade deixou de existir como uma estrutura urbana, foi abandonada por seus habitantes e está caindo em decadência física, social e moral. O filme é um retrato de uma cidade magnífica no processo de autodestruição.
Trailer: http://vimeo.com/84389082
Ecumenópolis: A Cidade Sem Limites
Ecumenopolis: City WithoutLimits
Dir. Imre Azem
Turquia / Alemanha, 2011, 93’
O filme conta a história de Istambul e outras megacidades em um caminho neoliberal em direção à destruição. Ele acompanha a história de uma família migrante, da demolição de seu bairro à sua luta contínua pelo direito à moradia.
Trailer: http://vimeo.com/84586674
Guerra de Areia
Sand Wars
Dir. Denis Delestrac
Alemanha, 2013, 74’
Depois da água, a areia é o recurso natural mais consumido no planeta. Como consequência, as limitadas reservas de areia estão ameaçadas. Uma “guerra de areia”, iniciada por explosões de prédios, crescem em todo o lugar e ¾ das praias do planeta estão diminuindo e destinadas a desaparecer, vítimas da erosão e – por mais incrível que pareça – do contrabando de areia.
Trailer: http://vimeo.com/84586673
TokyoWaka
TokioWaka
Dir. John Haptas&Kristine Samuelson
EUA / Japão, 2013, 63’
TokyoWaka é tanto um retrato lírico cuidadosamente construído de Tóquio e seus habitantes quanto uma representação da surpreendentemente rica vida dos corvos. É um encapsulamento evocativo da Tóquio pós-bolha, quando as pessoas pegas no fluxo das mudanças buscam seus portos seguros precários perante um futuro incerto.
Trailer: http://vimeo.com/84389081
ECONOMIA
Black Fish – Fúria Animal
Blackfish
Dir. Gabriela Cowperthwaite
EUA, 2012, 83’
A história de Tilikum, a principal baleia orca do parque temático SeaWorld, em Orlando, Estados Unidos, responsável pela morte de três pessoas. Imagens fortes e entrevistas emocionantes compõem este documentário, que explora o comportamento da espécie, o tratamento cruel no cativeiro, além de recuperar as trajetórias e mortes dos treinadores, pilares de uma indústria multibilionária. O filme convida o espectador a repensar a nossa relação com a natureza e explicita o quão pouco os humanos estão dispostos a aprender com esses mamíferos.
Trailer: http://vimeo.com/86530076
Os Sub-Humanos
RedemptionImpossible
Dir. ClausStrigel& Christian Rost
Alemanha, 2013, 90’
Em um safari hermeticamente fechado na Áustria, os desafios morais de nossa civilização colidem sob uma lupa: culpa, responsabilidade, redenção. Quarenta chimpanzés sobreviveram a experimentos com o vírus HIV “servindo à humanidade.” Traumatizados, altamente agressivos e mentalmente isolados. Hoje, quatro cuidadoras administram um projeto de reabilitação único, onde as vítimas reaprendem a se tornar macacos.
Trailer: http://vimeo.com/84300959
Planeta Re:pense
Planet Re:Think
Dir. EskilHardt
Dinamarca, 2012, 89’
Como medimos nossas riquezas invendáveis? E como colocamos um verdadeiro preço em nossas conquistas? Planeta RE:pense apresenta uma intrínseca e convincente relação entre a destruição ambiental e a crise financeira global, ilustrada na falácia fundamental do modelo do PIB, através do qual medimos riquezas nacionais.
Trailer: http://vimeo.com/84387553
ENERGIA
Metamorphosen
Metamorphosen
Dir. Sebastian Mez
Alemanha, 2013, 84’
Estabelecidos na região Ural, do sul da Rússia, o filme conta a história de pessoas que moram em um dos lugares mais contaminados por radiação do planeta. Fato desconhecido pelo público, a região foi irradiada repetidamente por diferentes acidentes da instalação nuclear Mayak, a primeira a produzir material físsil para armas nucleares da União Soviética, ainda hoje ativa. O filme capta um perigo que não é perceptível ou visível, assim como a força das pessoas que têm que lidar com ele.
Trailer: http://vimeo.com/84578335
Promessa de Pandora
Pandora’sPromise
Dir. Robert Stone
EUA, 2013, 87’
Todos os ambientalistas e ativistas políticos de esquerda se opõem à energia nuclear, certo? Errado. Todos nós sabemos que os vazamentos nucleares em Chernobyl, ThreeMileIsland e agora Fukushima sinalizam o potencial de um holocausto nuclear global, certo? Errado. E se tudo o que sabíamos sobre a energia nuclear estivesse errado? E se a energia nuclear for a única fonte de energia que tem a capacidade de parar as mudanças climáticas? O ex-crítico da energia nuclear e documentarista Robert Stone examina algumas das crenças generalizadas sobre os perigos da energia nuclear em um filme esclarecedor e fascinante.
Trailer: http://vimeo.com/84389083
POVOS E LUGARES
Defensores do Ártico
ArcticDefenders
Dir. John Walker
Canadá, 2012, 90’
Defensores do Ártico conta a notável história iniciada em 1968 com um movimento radical Inuit que mudaria o cenário político para sempre. Ele levou à maior reivindicação de terras da história da civilização ocidental, orquestrada pelos jovens visionários Inuit com um sonho: a governança do seu território – a criação de Nunavut. A história revela o lado obscuro da ameaça do Canadá à soberania no norte e encontra esperança e inspiração a partir da determinação Inuit que mudou as regras do jogo.
Trailer: http://vimeo.com/84301506
Floresta dos Espíritos Dançarinos
Forest Of The Dancing Spirits
Dir. Linda Västrik
Canadá / Suécia, 2013, 104’
Akaya, Kengole, Dibota e seus amigos e família são caçadores-coletores (e também grandes contadores de histórias), que nos guiam através do seu mundo na floresta tropical da bacia do Congo. Eles explicam suas origens, mitos e o sentido bastante espiritual que dão à vida. O filme acompanha a singular vida comunitária do grupo ao longo de muitos anos. Nós testemunhamos a prática de sua espiritualidade nas situações mais difíceis. Sua religião é lúdica e muito criativa para lidar com as questões profundamente sérias da vida e da morte, e pode ser a mais antiga religião praticada hoje.
Trailer: http://vimeo.com/84302364
FILMES DA COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA
Amazônia Desconhecida
UnknownAmazon
Dir. Daniel Augusto & Eduardo Rajabally
Brasil, 2013, 70’
Documentário sobre os conflitos na Amazônia brasileira hoje. O filme acompanha o cotidiano de diversos grupos sociais que lutam por seu espaço, como índios, fazendeiros, sem terra, garimpeiros, entre outros. Entrevista cientistas, especialistas e personalidades, com objetivo de mapear qual o perfil atual e as consequências da ocupação humana da Amazônia brasileira.
Trailer: http://vimeo.com/85264674
Deserto Verde
Green Desert
Dir. Ulises de laOrden
Argentina, 2013, 84’
O uso de produtos químicos na produção agrícola tem mais de um século. Diferentes pesticidas têm sido utilizados, sempre escondendo os efeitos prejudiciais à saúde. Mas o enorme avanço das fronteiras agrícolas levou o uso dessas substâncias a uma situação de abuso, intervindo na produção de milhões e milhões de hectares: alimento que chega à nossa mesa, juntamente com o veneno. Existem maneiras de se criar riqueza, produzir alimentos e exportar para o mundo sem nos intoxicar. Não vamos engolir o contrário.
Trailer: http://vimeo.com/85264672
MOSTRA ESCOLAS / CIRCUITO UNIVERSITÁRIO
A Crise Global da Água
LastCallatthe Oasis
Dir. Jessica Yu
EUA, 2011, 105′
A Crise Global da Água apresenta um argumento poderoso do porquê a crise mundial da água será a principal questão que nosso mundo precisará enfrentar neste século. Esclarecendo o papel fundamental que a água desempenha em nossas vidas, expondo os defeitos do sistema atual e retratando as comunidades que já lutam com seus efeitos colaterais, o filme apresenta a ativista Erin Brockovich e especialistas ilustres como Peter Gleick, Alex Prud’homme, Jay Famiglietti e Robert Glennon.
Trailer: http://is.gd/weReCB
Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo?
Trashed – No Place for Waste
Dir. Candida Brady
Reino Unido, 2012, 97’
Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo? olha para os riscos causados pelo lixo para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do nosso ar, terra e mar. O filme revela fatos surpreendentes sobre os perigos reais e imediatos para a nossa saúde. É uma conversa global, da Islândia à Indonésia, entre o astro de cinema Jeremy Irons e cientistas, políticos e pessoas comuns, cuja saúde e meios de subsistência foram fundamentalmente afetados pela poluição de resíduos.
Trailer: http://vimeo.com/86043508
INFANTIL
Animais Unidos Jamais Serão Vencidos
Animals United
Dir. HolgerTappe e Reinhard Klooss
Suíça / Alemanha, 2010, 93’
Quando uma enorme barragem e um resort bloqueiam o abastecimento de água da planície africana, os animais – muitos deles inimigos implacáveis – se unem para fazer as coisas voltarem ao normal.
Trailer: http://is.gd/hM8siI
Zarafa
Zarafa
Dir. RémiBezançon, Jean-Christophe Lie
França / Bélgica, 2013, 78’
Sob um baobá, um velho conta às crianças a história da amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. O animal foi dado ao rei francês Charles X por Muhammad Ali, do Egito. Em meio a uma longa jornada, que vai do Sudão até Paris, Maki e Zarafa vivem diversas aventuras.
Trailer: http://is.gd/SMH3I5
SESSÕES ESPECIAIS DE FILMES BRASILEIROS
Aterro
Aterro
Dir. Marcelo Reis
Brasil, 2011, 72’
Belo Horizonte é uma cidade planejada, construída e inaugurada sob os preceitos progressistas do final do século XIX. Em cerca de meio século, sua produção de lixo ultrapassou os limites do sistema de gestão de resíduos e todo o lixo passou a ser jogado a céu aberto a menos de 5 km do centro da cidade. Aterro é um filme sobre sete mulheres pioneiras da catação de lixo no Brasil. Diante do atual e controverso sistema de aterragem, elas falam do aparente inevitável destino do lixo.
Trailer: http://is.gd/ITagnp
Brasil Orgânico
OrganicBrazil
Dir. Lícia Brancher e Kátia Klock
Brasil, 2013, 58’
O documentário revela histórias de pessoas que têm na produção orgânica uma forte convicção de vida. O roteiro percorre os biomas brasileiros, apresentando a diversidade de ecossistemas, paisagens e culturas. Da pecuária no Pantanal à produção em larga escala em São Paulo, das frutas tropicais na Caatinga ao extrativismo na Floresta Amazônica; de empresas a agricultores familiares e cooperativas da Região Sul. São histórias e personagens de um país orgânico.
Trailer: http://vimeo.com/36854063
Chapada do Apodi – morte e vida
Apodi’sPlateau, Deathand Life
Dir. Thiago Carvalho
Brasil, 2013, 28’
A Chapada do Apodi fica na divisa entre Ceará e Rio Grande do Norte. Em 1989, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) implementou um projeto de irrigação no lado cearense. A área foi ocupada por grandes empresas de fruticultura, desarticulando a produção de milhares de pequenos agricultores. Em 2013, um projeto semelhante está prestes a chegar ao lado potiguar da chapada, ameaçando 6 mil agricultores familiares.
PROGRAMA DE CURTAS
Aluga-se
For rent
Dir. Marcela Lordy
Brasil, 2012, 15’
Quanto o espaço urbano influi no nosso espaço interior? Como será amar alguém numa cidade que vive apagando sua memória? Na história de Clarice e Antonio, um retrato da verticalização caótica de São Paulo e a percepção do espaço público como uma tradução de nós mesmos.
Trailer: http://vimeo.com/47973130
Apocalipse de Verão
Summer Apocalypse
Dir. Carolina Durão
BR, 2013, 15’
Rio de Janeiro, 45 ° C, praias lotadas: um apocalipse de verão! Daniel, 8 anos, está de férias na praia, onde experimenta diversos mundos e se diverte entre a fantasia e a realidade. Um dia, o mar está cheio de algas tóxicas. A praia está imprópria! Será o fim do verão?
Trailer: http://vimeo.com/85264673
Areia
Sand
Dir. Humberto Kzure-Cerquera
Brasil, 2013, 16’
Um olhar sobre as contradições entre o ambiente natural e o ambiente construído. Documentário realizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde se caracteriza uma área de expressiva extração mineral de areia destinada à construção civil. Ressalte-se, porém, que o filme busca revelar na sequência de imagens a dicotomia relativa aos processos socioeconômicos e aos impactos sobre o meio ambiente. O passivo ambiental que o filme expõe, e que inclui a formação de várias lagoas, indica a reflexão: quais as alternativas futuras para o processo de edificação nas cidades?
Trailer: http://vimeo.com/63594327
Linear
Linear
Dir. Amir Admoni
Brasil, 2013, 6’
A linha é um ponto que saiu caminhando.
Trailer: http://vimeo.com/85252631
Serra do Mar
Serra do Mar
Dir. Iris Junges
Brasil, 2012, 15’
Jonas vigia as torres de energia da Serra do Mar. Um incêndio ocorre na mata.