Em poucas palavras, a educomunicação propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem através de meios de mídia. A prática é difundida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e por Paulo Freire, que reforça a comunicação como essencial para o conhecimento. Rádio, games, vídeos, blogs, fotografia, projetos de entrevistas e reportagens são alguns dos recursos utilizados por estudantes e professores na prática da educomunicação.
Dentro desta perspectiva e utilizando exatamente esses recursos, o Edukatu, rede aberta e gratuita de aprendizagem para o consumo consciente do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, estimula a comunicação em rede da comunidade escolar e o protagonismo de estudantes. Uma das formas é com a sugestão de atividades, como é o caso dos planos de aula e textos de apoio. A partir deles e de suas próprias experiências professores e estudantes refletem e geram conteúdo dentro e fora da plataforma. “A rede contribui com a educomunicação também quando grupos escolares criam projetos coletivos que unindo comunicação e educação, promovem mudanças sociais e ambientais na sua própria comunidade”, afirma Silvia Sá, gerente de educação do Instituto Akatu.
O Edukatu ainda por meio de vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos sugere diálogos dentro da plataforma, que são abertos e estimulam a criatividade e o protagonismo de seus usuários. O estímulo ao diálogo ameniza a hierarquia entre professores e estudantes dentro da comunidade escolar, colocando ambos como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.
Nova geração
Utilizar a tecnologia de forma pedagógica e reflexiva está relacionado também com a maneira como as últimas gerações usam os computadores. Produzir conteúdo e comunicar-se pelas redes sociais e sites faz parte do cotidiano dos estudantes de hoje, mas educar para a cultura digital também é fundamental para a Educação para o Século XXI, segundo a UNESCO. Os alunos já são protagonistas na criação de conteúdo e com o Edukatu são convidados a refletir sobre suas responsabilidades neste processo de autoria através da prática educomunicativa.
Foi o que aconteceu com os alunos da professora Rosiete Santos, da Escola Municipal Barão do Rio Branco, em Taquarana (AL). “Eles interagem muito durante os debates. O que não sabem, vão pesquisar e trazem depois para a sala. Tornaram-se muito participativos e envolvem-se mesmo! Hoje, meus alunos já propõem novas atividades e conteúdos”, conta.
Esse processo faz a comunicação ser muito mais próxima e dá destaque para o processo de criação ao invés do resultado final, além de ajudar na conexão entre as realidades vividas e os conteúdos trabalhados pela escola. “Meus alunos trazem, agora, para a sala de aula questões do dia a dia deles. Contam o que acontece em suas casas e no seu bairro. Estas conversas, que acontecem antes de pensarmos numa ação, são muito importantes e estimulantes”, afirma Rosiete.
Sobre o Edukatu
O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP e da Fundação Cargill, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.
Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.
Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.