Comentário Akatu: Um modelo de sociedade mais sustentável envolve, de um lado, consumidores mais conscientes e, de outro, empresas dispostas e preparadas para inovar no atendimento às suas demandas, oferecendo-lhes alternativas de produtos e serviços ambientalmente adequados e socialmente justos em todas as etapas de sua cadeia produtiva. Os selos facilitam a escolha consciente pelo consumidor. Práticas como estas indicam ao consumidor final produtos com reflexos positivos, ou ao menos não tão negativos, nos meios social e ambiental. E, identificadas com selos, essas ações facilitam uma escolha mais consciente do consumidor no momento da compra.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresentou na segunda-feira (6/7) seu primeiro selo ecológico para produtos eletroeletrônicos: o Colibri. A certificação garante que os produtos ofereçam menor impacto ao meio ambiente, tanto com relação a substâncias tóxicas quanto ao consumo de energia, desde a matéria prima utilizada até o descarte final.
Para serem aprovados, são realizados diversos testes e auditorias nas instalações dos fabricantes, de acordo com padrões internacionais, afirma a associação.
A certificação é inédita no país e pioneira em toda a América Latina. “Estamos novamente dando mais um grande passo na contribuição da preservação do meio ambiente e na luta por um mundo mais sustentável. Com base em estudos nacionais e internacionais identificamos o constante crescimento deste setor e a necessidade de termos um selo ecológico para esses produtos”, afirma Antonio Carlos Barros de Oliveira, diretor adjunto de certificação da ABNT.
Produtos certificados
A Samsung é a primeira empresa do setor a obter o certificado no Brasil. Entre os produtos da marca que obtiveram o selo Colibri estão smartphones, tablets e impressoras.
O gerente de certificações de sistemas da ABNT, Guy Ladvocat, explica a relevância do selo para o país. “O consumidor está cada vez mais atento e consciente ecologicamente na hora da compra. Ao comprar um produto com o selo ecológico ele terá a certeza que ele estará adquirindo algo não só ecologicamente responsável como também dentro dos padrões da ABNT, garantindo maior segurança”, afirma.
Segundo dados do Ibope de 2013, 70% da população brasileira pagaria mais caro para adquirir itens que não causem grandes impactos na natureza.
(Texto publicado originalmente no site EcoD)
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