O que é a Adaptação às Mudanças Climáticas? Um vídeo produzido pela P22_ON, do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), ajuda a entender o que isso significa e sua importância.
O vídeo explica que o aquecimento global, resultado das emissões intensivas dos gases de efeito estufa (GEE) feitas pela humanidade, pode provocar eventos climáticos extremos como avanço do nível do mar, furacões e temperaturas muito altas ou baixas com grande impacto na agricultura. Essa nova realidade climática vai exigir medidas que diminuem a vulnerabilidade das populações e dos ecossistemas. Tudo o que é feito com esse intuito é chamado de adaptação às mudanças climáticas.
Entre os grandes setores de políticas públicas que já trouxeram ou deveriam ter trazido a agenda de adaptação para dentro do seu planejamento, os principais são: Saúde, Saneamento Básico, Energia e Infraestrutura. Exemplos práticos de adaptação podem ser encontrados no Semiárido do Nordeste, como o programa 1 Milhão de Cisternas.
Além de assistir ao vídeo, confira o especial da P22_ON sobre Adaptação, que inclui as reportagens a seguir:
Compreender o emaranhado de informações é o primeiro passo para avançar nesta agenda
Nas agendas públicas de Adaptação, dinheiro não é problema por enquanto
Mudança do clima é um teste de fogo para os gestores públicos
Artigo: Pressão social é fundamental para que a adaptação entre na agenda política
Saiba mais:
Campanha #ClimaMuitoLoko conecta cotidiano das pessoas às Mudanças Climáticas
Para termos água em nossas torneiras precisamos ajudar a combater as Mudanças Climáticas
Evite o desperdício de alimentos e ajude a desacelerar as Mudanças Climáticas