O jovem brasileiro é o menos politizado do planeta e o mais consumista, mas ao mesmo tempo se preocupa com a melhoria da saúde da população brasileira e com formas de reduzir o desemprego e a poluição. Esses dados são da pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, feita em parceria com a Indicator e com o patrocínio da Fundação Volkswagen.
“Esse estudo complementa um levantamento chamado ‘Is the Future Yours?” feito pela Unesco em outros 23 países”, explica Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu. A pesquisa mundial foi realizada em 2000. A brasileira, em novembro do ano passado. Foram feitas 1.350 entrevistas, com pessoas de 18 a 74 anos. Mas, neste resultado, estão apenas as respostas de indivíduos de 18 a 24 anos.
Segundo a pesquisa apenas 10% dos jovens se preocupam com política e sociedade, o que dá ao Brasil a última colocação. O Japão (42%) é o país onde os adolescentes se preocupam com esses assuntos. O tema que mais interessa por aqui é Educação e Carreira (59%). Entre os mexicanos, o índice chega a 81%. O Brasil também é campeão no quesito compras. Perguntados se o tema compra era interessante, 37% dos brasileiros disseram sim, seguidos dos franceses (32%) e Japão (31%). Os números revelam que, na hora da compra, o preço (74%) e a qualidade (78%) falam mais do que a preocupação com o meio ambiente (50%) e a moda (33%). Mas há esperanças. “Os jovens se vêem em um mercado cada vez mais competitivo, com a reengenharia cortando postos de trabalho, e acabam se tornando individualistas. Mas muitos, apesar de dizerem que não ligam para política, estão se envolvendo com trabalho social. E isso será um bom caminho”, diz Mattar.
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