Escolher a bebida é um ato automático. E o que dizer da escolha da embalagem dela? Se isso ainda não faz parte da sua vida, pode ser que você comece a repensar seus hábitos com a campanha Desperte sua Latitude.
Nós, do Instituto Akatu, somos parceiros dessa iniciativa criada pelo Menos 1 Lixo e também apoiada pelo Vá de Lata cujo objetivo é sensibilizar e mobilizar a sociedade para um consumo mais consciente de embalagens. Afinal, cada um de nós produz cerca de 1kg de resíduos por dia, e 1?3 de nossos resíduos domésticos tem origem nas embalagens.
A campanha traz vídeos, áudios e um e-book com informações sobre os impactos socioambientais da lata de alumínio, da garrafa PET, da garrafa de vidro e da caixa cartonada, considerando todo o ciclo de vida deles — da produção ao descarte. Ou seja, ela traduz dados de um estudo de ACV, que faz justamente a avaliação do ciclo de vida de produtos.
Você consegue entender o impacto da extração da matéria-prima, do processo de fabricação, do transporte, do consumo e do pós-consumo. Assim, pode comparar as opções e compreender qual delas, por exemplo, emite menos gás de efeito estufa, polui menos as águas e tem maior chance de ser reciclada e reaproveitada.
E se você considerar esses quesitos na hora de compra da sua próxima bebida, além de fatores como praticidade e segurança, será muito mais fácil fazer uma escolha com melhor impacto.