Crédito da foto: Creative Commons/Celina Mark
A Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde realizou no dia 13 de agosto, em Brasília-DF, uma oficina com diversas organizações para a elaboração de um Plano de Ação e Divulgação do Guia Alimentar para a População Brasileira.
A oficina teve como objetivo discutir sobre as estratégias desenvolvidas por cada ator (gestores, universidades, movimentos sociais, população) na implementação e divulgação do Guia Alimentar e construir coletivamente um plano de ação para o futuro, fortalecendo o diálogo e articulação entre os diversos atores participantes. O Instituto Akatu fez parte do grupo convidado a elaborar essa estratégia de divulgação e implementação do Plano.
Um novo Guia Alimentar
Na tentativa de diminuir a obesidade e o avanço das doenças crônicas no país, o Ministério da Saúde, lançou em 2014 o Guia Alimentar para a População Brasileira como uma das estratégias para implementação da diretriz de promoção da alimentação adequada e saudável que integra a Política Nacional de Alimentação e Nutrição.
A publicação prioriza alimentação caseira, com consumo de alimentos frescos, como frutas, carnes e legumes, e minimamente processados, como arroz, feijão e frutas secas. Dirigido a famílias brasileiras e profissionais de saúde, educadores, agentes comunitários e outros trabalhadores cujo ofício envolve a promoção da saúde, o guia pode ser acessado no Portal do Ministério da Saúde.
Leia mais:
Ministério da Saúde lança guia alimentar para conter obesidade e doenças crônicas no país
Confira o percursos sobre consumo consciente de alimentos no Edukatu