A virada de ano é um momento ideal para avaliar as atitudes dos meses que passaram e tentar fazer diferente em 2016. Por isso, elabora sua lista de promessas de Ano Novo e não se esqueça de incluir as ações de consumo consciente que ajudarão a melhorar a sua vida e das outras pessoas também.
Para marcar a importância da mudança dos hábitos de consumo dos brasileiros na virada do ano, o Instituto Akatu criou a campanha #MudarEm2016, que sugere ações de consumo consciente que podem ser colocadas em prática no ano novo. Participe da campanha e divulgue para os amigos! Veja a seguir algumas dicas de consumo consciente que devem deixar de ser promessas para vingar em 2016:
1. Melhorar a alimentação e ter uma vida mais saudável
Saúde é o que interessa! Para cuidar bem do seu corpo e da sua mente, é preciso estar de olho na alimentação, praticar atividades físicas e reservar tempo para o lazer e a vida social. Para saber como se alimentar adequadamente, consulte o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.
2. Planejar o cardápio e evitar o desperdício de alimentos
Pensar com antecedência como serão as refeições diárias permite planejar as compras semanais e evitar desperdícios. Compre somente o necessário para sua alimentação, aprenda a reciclar a sobra dos alimentos e prefira os produtos da estação. Aproveite as partes boas de verduras e legumes. Vale a pena incluir nas refeições cascas, sementes e talos. Confira aqui outras dicas para evitar o desperdício de alimentos.
3. Fazer uma seleção no guarda-roupa e dispensar aquilo que não usa mais
Por que deixar aquela roupa, sapato ou acessório ocupando espaço no seu guarda-roupas? Passe adiante para que seja útil para outra pessoa! Doe as peças para uma instituição de sua confiança, para amigos ou familiares ou revenda-as. Lembre-se dos 3Rs: é preciso Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Organizar bem o armário não é só uma questão de limpeza e de dar um novo destino a peças que estão sem uso: significa que você encontrará com mais facilidades as peças e fará bom uso delas (veja dicas para arrumar seu armário de roupas).
4. Evitar fazer compras por impulso
Consumir é preciso, não há vida sem consumo. Mas é necessário produzir, trabalhar e consumir diferente, buscando novos caminhos que apontem para um futuro sustentável. E não exagere nos gastos para não entrar no vermelho no início do ano. Veja aqui algumas dicas para colocar as finanças em ordem.
5 . Consertar os vazamentos de água em casa
Usar de forma consciente os recursos, hoje e sempre é bom para todos! Por isso, poupe água e energia. Assista aos vídeos de uso consciente de energia produzidos pelo Instituto Akatu em parceria com a AES Eletropaulo
Leia mais: