loader image
26.07.09 às 0:00

Após aplicação de teste do Akatu, consumo consciente cresce na Unimed Brasil

A Unimed Brasil (associada do Instituto Akatu) implementa ações de conscientização para o consumo consciente e preservação ambiental entre seus colaboradores desde 2005. Este ano, durante a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho, foi aplicado aos funcionários o Teste do Consumidor Consciente (TCC), instrumento elaborado pelo Instituto Akatu para avaliar o estágio de consciência das pessoas em seu consumo. “Não adianta muito praticar ações sem medir seus efeitos. Aplicamos o TCC porque queríamos saber o perfil dos nossos funcionários, já que estávamos adotando medidas de sensibilização e educação para o consumo consciente e preservação ambiental há quatro anos e não tínhamos nenhuma mensuração de resultados”, explica Adriana Perrone Ballerini, gerente de responsabilidade social da Unimed Brasil. Dos 115 (60%) colaboradores da unidade de São Paulo que responderam ao teste, 7,8% foram considerados consumidores conscientes, 42,6% são engajados, 42,6% são iniciantes e os restantes 7%, indiferentes. Segundo Adriana, “muitos se surpreenderam com os resultados porque não se viam como iniciantes nesse processo. Mas, agora, estão mais conscientes do seu status e querem se tornar realmente consumidores conscientes”. É o caso de Luis Antônio Borges Silva, que trabalha na instituição há quatro anos e foi classificado como consumidor iniciante. […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A Unimed Brasil (associada do Instituto Akatu) implementa ações de conscientização para o consumo consciente e preservação ambiental entre seus colaboradores desde 2005. Este ano, durante a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho, foi aplicado aos funcionários o Teste do Consumidor Consciente (TCC), instrumento elaborado pelo Instituto Akatu para avaliar o estágio de consciência das pessoas em seu consumo.

“Não adianta muito praticar ações sem medir seus efeitos. Aplicamos o TCC porque queríamos saber o perfil dos nossos funcionários, já que estávamos adotando medidas de sensibilização e educação para o consumo consciente e preservação ambiental há quatro anos e não tínhamos nenhuma mensuração de resultados”, explica Adriana Perrone Ballerini, gerente de responsabilidade social da Unimed Brasil.

Dos 115 (60%) colaboradores da unidade de São Paulo que responderam ao teste, 7,8% foram considerados consumidores conscientes, 42,6% são engajados, 42,6% são iniciantes e os restantes 7%, indiferentes. Segundo Adriana, “muitos se surpreenderam com os resultados porque não se viam como iniciantes nesse processo. Mas, agora, estão mais conscientes do seu status e querem se tornar realmente consumidores conscientes”.

É o caso de Luis Antônio Borges Silva, que trabalha na instituição há quatro anos e foi classificado como consumidor iniciante. “Dei uma ‘acordada’, principalmente com o uso de copos plásticos para café e água aqui no escritório. Agora, tenho buscado medidas para usar menos copos. Espero melhorar bastante nos próximos tempos e alcançar um resultado melhor no próximo teste”, promete.

De acordo com Adriana Ballerini, depois da apresentação dos resultados, multiplicaram-se as práticas de consumo consciente na unidade de São Paulo. “A maioria das ações têm foco no consumo de energia e água e no uso do ar-condicionado”, detalha.

Motivada pelo ânimo dos colaboradores, a Unimed Brasil pretende massificar a mensagem do consumo consciente nos próximos programas. “Percebemos que o Teste do Consumidor Consciente não é só uma ferramenta de medição, mas também um instrumento educativo. Por isso, decidimos que o teste será aplicado anualmente na Unimed Brasil, sempre na Semana do Meio Ambiente para aproveitar o apelo do momento”, revela Adriana Ballerini.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também