O Banco Real ABN AMRO, Parceiro Pioneiro do Instituto Akatu, foi o grande vencedor da edição de 2007 do prêmio Valor Social, concedido pelo jornal Valor Econômico às empresas que apresentam, dentro de sua estratégia de negócios, a responsabilidade socioambiental e o compromisso com a busca da sustentabilidade da vida no planeta.
Outros parceiros do Akatu, como a Arcelor (Parceiro Mantenedor) e a Coca-Cola (Associado Benemérito) também receberam destaque na premiação, que conta com o apoio do Instituto Ethos e do próprio Akatu.
Nesta sétima edição do prêmio, o Valor Social recebeu inscrições de 180 projetos, que concorreram em sete categorias: Gestão Sustentável, Qualidade no Ambiente de Trabalho, Respeito ao Meio Ambiente, Relações com a Comunidade, Respeito ao Consumidor/Cliente/Fornecedor, Micro e Pequenas Empresas e o Grande Prêmio, dedicado ao que foi considerado o melhor projeto.
Todas as categorias são avaliadas por dois tipos de júri: o popular, formado pelas pessoas que votaram pela internet, e o de especialistas, formado por representantes de entidades ligadas à responsabilidade social e à sustentabilidade.
O Banco Real ABN AMRO concorreu em quatro categorias e ganhou duas delas, a de Respeito ao Consumidor/Cliente/Fornecedor e a de Gestão Sustentável, além de ter ganho o Grande Prêmio – todos na opinião do júri especializado. Os projetos laureados foram o “Fórum de Fornecedores” (reunião com parceiros em que o banco procura disseminar um modelo de gestão baseado na sustentabilidade) e o “Amigo Real”, em que o banco busca engajar seus colaboradores a apoiarem instituições que cuidam de crianças e adolescentes. A empresa que dividiu com o Banco Real ABN AMRO o Grande Prêmio na votação do Júri Popular foi a Caixa Econômica Federal.
A Arcelor Mittal Brasil recebeu o prêmio Gestão Sustentável pela escolha do júri popular. A empresa também adota a linha de estimular práticas socioambientalmente responsáveis por parte de seus colaboradores.
A Coca-Cola busca, desde 1996, com seu programa “Reciclou, Ganhou”, promover e disseminar a coleta seletiva e a reciclagem. Atualmente, o programa conta com 4,7 mil associados, que vão de escolas a hospitais e cooperativas de catadores de lixo. Pela abrangência do projeto, a empresa ganhou o destaque na categoria Respeito ao Meio Ambiente.
Outras empresas homenageadas na noite de entrega dos troféus foram Laboratório Sabin, Ambev, Laboratórios Pfizer, Celulose Irani, O Boticário e Clínica Jorge Jaber.
Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.