O Brasil passou a contar com mais um instrumento voltado para a sustentabilidade. O Mercado Ético, versão brasileira do Ethical Markets, plataforma multimídia que atinge 150 milhões de pessoas nos EUA, foi lançado na semana passada e têm como objetivo oferecer informações multimídia a empresas, governos e entidades civis por meio do seu site na internet [www.mercadoetico.com.br]. O projeto brasileiro é pioneiro fora dos EUA e recebeu investimentos do banco ABN Amro Real, parceiro pioneiro do Instituto Akatu, da Faber-Castell, associada benemérita do Instituto, e da Serasa. Também apóiam a idéia o próprio Akatu, além de Instituto Ethos, Amana-Key, Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, Instituto de Zero a Seis e Bovespa, entre outros.
O Mercado Ético será um “megaportal” virtual voltado para a sustentabilidade, investimentos socialmente responsáveis, governança e cidadania corporativas, comércio justo, consumo consciente, qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho, entre outros. Lideranças empresariais poderão compartilhar suas próprias experiências e ações de incorporação dos valores da sustentabilidade em seus negócios. O objetivo do projeto é auxiliar executivos e formadores de opinião, além de jovens líderes a seguirem os caminhos da sustentabilidade.
No entanto, apesar de ser um projeto voltado, a princípio, para o público empresarial, toda a sociedade brasileira será beneficiada. A troca de informações é muito importante para a disseminação da cultura da Responsabilidade Social Empresarial, bem como para o ganho de visibilidade das boas práticas. De posse dessas informações, o consumidor consciente pode avaliar melhor suas escolhas de consumo. E, quando ele escolhe comprar um produto baseado na postura ética da empresa, está incentivando-a a manter esse comportamento e estimulando outras empresas a fazerem o mesmo.
A exemplo do original americano, presidido por Hazel Henderson, uma das mais respeitadas consultoras em desenvolvimento sustentável no mundo, o site brasileiro se propõe a ser a mais completa plataforma multimídia dedicada a esses temas no País. O site Mercado Ético exibirá programas diários via WebTV, notícias, pesquisas e serviços de busca, além de serviços de consultoria. Christina Carvalho Pinto, publicitária responsável por trazer o Mercado Ético ao Brasil, será responsável também pela apresentação dos programas.
Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.