Alunos do ensino médio do Colégio Santa Cruz, em São Paulo, assistiram em sala de aula ao filme publicitário da campanha do Instituto Akatu contra o desperdício de alimentos. Segundo Marco Cabral, professor de Sociologia e História e autor da iniciativa, a exibição do vídeo é parte de um projeto de implementação de conteúdos de sociologia para os alunos. Esse projeto atende a nova lei federal, aprovada no ano passado, que prevê aulas de sociologia e filosofia no ensino médio. “Decidiu-se então que a abordagem deveria ser temática, e neste primeiro semestre de 2009 o tema escolhido foi consumo”, explica o professor.
“A sociologia do consumo nos ajudará a pensar a modernidade e seus desdobramentos e o papel de cada um de nós neste contexto”, explica Cabral. “O vídeo da campanha do Akatu ajudou na ilustração da questão do desperdício e da responsabilidade inerente aos hábitos de consumo.”
No colégio, o vídeo foi exibido para mais de 250 alunos com idades entre 14 e 15 anos. Segundo o professor, muitos se interessaram pelo tema e manifestaram curiosidade em conhecer melhor o trabalho do Akatu. A receptividade ao vídeo, segundo ele, foi “muito boa. Em todas as salas houve debates sobre a opção de linguagem adotada pelo filme da campanha”.
A linguagem das peças assemelha-se à dos anúncios de ofertas do mercado varejista, ressaltando, no entanto, o desperdício dos produtos que vão para o lixo. Com a chamada “Olha que loucura!”, são exibidas imagens de frutas, hortaliças, carnes e laticínios estragados, ao lado do preço de cada produto. O objetivo é sensibilizar o consumidor para os impactos do desperdício, inclusive em seu bolso.
Ao longo do semestre, o programa do colégio prevê a discussão de outros temas relacionados ao consumo, como a publicidade, o marketing, as condições de trabalho e de produção de bens e serviços. “No final, caberá aos alunos a produção de um vídeo abordando um dessas particularidades do consumo”, adianta o professor Cabral.
Vale lembrar que outras ações isoladas têm evidenciado a sensibilização dos consumidores diante da campanha, usando principalmente a internet como meio de disseminação. Os blogs são o meio mais usado, pois representam mais de 80% dos 90 endereços de internet que divulgam a campanha, entre eles os populares Youtube e Orkut.
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