Aos 12 anos, Gabriel não só evita o desperdício de energia ao desligar o videogame quando não está usando, como também controla o tempo de banho de todos os membros da família. Tudo começou depois da insistência da mãe, Marta Maria da Silva, 37 anos, em demonstrar que com essas atitudes diárias é possível conseguir resultados significativos, como a redução do valor da conta de luz e água.
“Só precisei ficar no pé da minha família por um mês. Desde que a primeira conta chegou, o Gabriel não permite um minuto de banho a mais, seja lá de quem for”, conta satisfeita a mãe, que é agente de prevenção de perdas do Carrefour e um dos 30 multiplicadores formados pelo Projeto “Carrefour e Você Por Um Mundo Melhor”, realizado em parceria com o Instituto Akatu.
“Nosso objetivo nesse projeto é promover o consumo consciente junto aos colaboradores, envolvendo-os na construção de uma visão ampla sobre sustentabilidade, formando líderes capazes de incentivar a mudança de cultura dentro da loja, em suas casas e na comunidade. O foco do projeto são os colaboradores do Carrefour. Mas, como se trata de valores pessoais, eles acabam influenciando amigos e familiares”, afirma Raquel Diniz, coordenadora de Capacitação Comunitária do Akatu e facilitadora do projeto.
Multiplicadores disseminam o aprendizado
Entre junho e setembro de 2009, o Instituto Akatu realizou oficinas de capacitação de multiplicadores sobre o conceito e as práticas do consumo consciente para colaboradores da loja do Carrefour em Piracicaba, interior paulista. Cada multiplicador, além de participar de uma formação de 16 horas presenciais, recebeu do Akatu o Caderno do Multiplicador, desenvolvido em parceria com o Carrefour especificamente para o projeto. Baseado no conteúdo do material, os multiplicadores sensibilizaram e mobilizaram os demais 300 colaboradores da loja e levaram seus aprendizados para compartilhar com a família.
Segundo Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade do Carrefour, a empresa está “sempre em busca de fazer das lojas da rede agentes de promoção do consumo consciente”. De acordo com Raquel Diniz, o Carrefour já possui uma estratégia para trabalhar o tema de sustentabilidade com seus colaboradores, baseada nos “5 Cs” (consumidor, comunidade, colaborador, clima e cadeia). “O que fizemos foi adaptar os conceitos e práticas do consumo consciente a essa estrutura lógica já existente”, explica Raquel. “Nosso desafio foi fazer com que os multiplicadores entendessem essa lógica e fossem capazes de aplicá-las em termos práticos dentro do dia-a-dia da loja e dos próprios colaboradores”.
Para Denise Montagnani, diretora da loja de Piracicaba, “com o projeto, as capacidades das pessoas afloraram, e isso foi o que mais me surpreendeu”. Após a capacitação, os temas do consumo consciente e da sustentabilidade foram incorporados ao cotidiano da loja. Os multiplicadores passaram a inspirar os outros colaboradores para ficar atentos às questões do dia-a-dia, como gastos excessivos com iluminação, vazamentos de água e separação de lixo para reciclagem.
O impacto do aprendizado no cotidiano das pessoas que passaram pelo projeto é visível. “Para mim, a maior descoberta durante a capacitação foi saber que existe solução para os problemas ambientais e sociais que enfrentamos e que cada um de nós pode contribuir. Eu era muito cético em relação a isso, mas percebi que basta a pessoa parar e pensar a respeito”, declara Reginaldo Leandro Macedo, agente comercial do cartão Carrefour e um dos multiplicadores capacitados. “Agora, reaproveitar alimentos e pensar antes de fazer as compras, além de sensibilizar amigos e familiares, são coisas que faço automaticamente”, completa.
Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.