07.03.22 às 17:33

Comunicação para a biodiversidade

Um kit de ferramentas para ajudá-lo a gerar informações mais eficazes sobre a relação entre consumo e serviços ecossistêmicos
biodiversity_toolkit

As comunicações que relacionam a nossa maneira de consumir e a biodiversidade ainda são raras. No entanto, deter a perda dos serviços ecossistêmicos é uma questão de grande urgência para alcançarmos uma mudança na direção de estilos de vida mais sustentáveis.

Por isso, desenvolvemos um kit de ferramentas (em inglês) com o objetivo de guiar empresas, organizações da sociedade civil e governos a construírem uma comunicação mais eficaz com os consumidores. É preciso disseminar informações que expliquem a relação entre produção, consumo e biodiversidade, bem como promover mudanças no comportamento do consumidor, nas práticas de negócios e nas políticas para buscarmos soluções mais sustentáveis. 

O kit de ferramentas inclui um guia de comunicação, com infográficos que ilustram o comportamento do consumidor favorável à biodiversidade, outro guia para criação de políticas públicas que ajudam a preservar os ecossistemas e um conjunto de boas práticas. A ideia é engajar os atores sociais a construírem uma comunicação eficaz junto ao consumidor e discutir maneiras de combater a perda da biodiversidade.

O kit é um produto desenvolvido pelo Grupo de Trabalho internacional sobre Comunicação da Biodiversidade, do qual o Akatu é membro. O GT faz parte do Consumer Information Programme ​​(CI-SCP), da One Planet Network.

Acesse o toolkit: https://www.oneplanetnetwork.org/programmes/consumer-information-scp/biodiversity

Veja também