Helio Mattar, diretor presidente do Akatu, falou sobre consumo consciente no sexto episódio do podcast Papo Empreendedor, da Folha de S.Paulo, promovido pelo Braskem Labs. A conversa também contou com a participação de Cláudia Pires, que desenvolveu a So+Ma, programa que dá recompensas às pessoas que entregam seu lixo reciclável.
Durante o papo, Helio chamou a atenção para o preço dos produtos, um dos fatores que intimida parte da sociedade a adotar hábitos mais saudáveis e sustentáveis. O caminho, segundo ele, é uma mudança de valores agregada aos produtos. “A pergunta é: por que o produto orgânico é mais caro? O consumidor ainda não tem a percepção que o mais caro, muitas vez, é também um produto melhor para a saúde. E que para sua produção, usa-se recursos mais caros ou que têm menor produtividade”, diz.
Para Cláudia, fazem com que as pessoas adotem novos hábitos ainda é um grande desafio. “Mudança exige da gente um esforço, E não necessariamente estamos preparados para isso, porque é mais fácil continuar fazendo o que sempre fez. Construir o novo é sempre muito difícil”, comenta.