loader image
03.06.19 às 11:08

Conheça os serviços que te ajudam a descartar os resíduos adequadamente

Na Semana do Meio Ambiente, o Akatu sugere alguns serviços que podem te ajudar na hora de fazer o descarte adequado dos resíduos, sejam eles orgânicos ou sólidos.

O Akatu sugere alguns serviços que podem ajudar na hora de fazer o descarte adequado dos resíduos, sejam eles orgânicos ou sólidos:                       

Rota da Reciclagem

Iniciativa que indica os pontos de descarte de resíduos mais próximos de sua residência, principalmente embalagens longa vida (Tetra Pak). O site indica três tipos de coleta: PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), cooperativas e pontos comerciais. A atuação é feita em todo o país.

Molécoola

Empresa que atua em São Paulo e que permite trocar o lixo reciclável limpo por pontos que podem ser resgatados na forma de produtos e benefícios. Basta baixar o aplicativo ‘Molécoola’, cadastrar-se na plataforma e levar seu resíduo sólido limpo e separado para uma das lojas da cidade. Os itens serão pesados e você receberá pontos de acordo com o tipo de material. Posteriormente, os pontos poderão ser trocados por produtos e serviços nas lojas da empresa.

Cataki

O aplicativo, idealizado pela Pimp My Carroça, atua valorizando o trabalho dos catadores, conectando-os diretamente aos consumidores. Nem sempre é fácil transportar grandes objetos para serem destinados à reciclagem. O consumidor, por meio do aplicativo, pode encontrar um catador credenciado que esteja próximo à sua casa e negociar diretamente com ele um valor para a retirada do resíduo. A iniciativa atua em quase 300 cidades brasileiras.

Ciclo Orgânico

Empresa que coleta e composta os resíduos orgânicos gerados nas residências dos cariocas. Para participar, você deve aderir a um plano (semanal, quinzenal ou mensal), separar seus resíduos orgânicos e deixá-los dentro de um balde providenciado pela empresa. Em seguida, algum funcionário será responsável por buscá-lo e compostá-lo nas próprias composteiras da empresa. Ao final do mês, o consumidor recebe 2kg do Composto Orgânico gerado e um pacotinho de sementes para iniciar uma hortinha orgânica em sua própria casa.

E-cycle

Plataforma que indica os pontos de entrega voluntária (PEV) mais próximos a você para o descarte adequado de inúmeros tipos de resíduos. Basta informar no site o tipo de resíduo que deseja descartar (por exemplo: pilhas, óleo, computador, etc.) e o CEP que a plataforma indicará os pontos de coleta especializada mais próximos à sua residência. Resíduos eletrônicos também são aceitos pela plataforma.

O Sucateiro

Plataforma que conecta empresas de todo o mundo e melhora o gerenciamento de resíduos (por exemplo: máquinas fora de uso, espaços não aproveitados, etc.) por meio da compra, venda, doação, permuta e leilão. A atuação é feita por categorias:

  1. Estoque de baixo giro: qualquer produto que não esteja sendo utilizado nas empresas e que possa ser revertido em rentabilidade.
  2. Sucatas e resíduos: opções de permuta e leilão pela possibilidade de reaproveitamento de materiais.
  3. Hora máquina: oportunidade para empresas com equipamentos que não estejam sendo utilizados nos parques fabris e para quem quer começar um novo negócio, mas não tem condições de investir em novas máquinas.
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também