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29.03.11 às 15:27

Consumidores brasileiros também podem fazer consultas no Goodguide

Ferramenta online desenvolvida nos Estados Unidos informa sobre sustentabilidade de produtos; por aqui também surgem iniciativas semelhantes
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O Goodguide, ferramenta online criada nos Estados Unidos e que permite aos consumidores de lá obterem, de forma rápida, prática e direta, informações independentes sobre a sustentabilidade de produtos e serviços que consomem, pode ser usada no Brasil, já que parte dos mais 90 mil itens norte-americanos cadastrados no buscador são produtos exportados e até confeccionados em vários países do mundo.

Não existem dados sobre o número de brasileiros que usam a ferramenta, nem a quantidade exata de produtos comercializados no Brasil cadastrados no sistema, mas é considerável o volume das importações brasileiras a partir dos Estados Unidos. Dos produtos estrangeiros que chegaram aqui em 2010, 15,1% vieram dos Estados Unidos, segundo dados da Secretaria do Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC). Da Ásia foram 30,7%; da União Europeia, 21,7%, e de América Latina e Caribe, 16,9%.

“Apesar de já funcionar há quatro anos, o Goodguide ainda é uma ferramenta em construção e, mesmo nos Estados Unidos, muitos produtos ainda não estão cadastrados. Aqui no Brasil, testamos, com sucesso, perto de uma dezena de marcas internacionais, mas acreditamos que essa lista pode ser maior”, explica Alice Lobo, diretora executiva do Prêmio GreenBest. A iniciativa, que reconhece as melhores iniciativas e produtos sustentáveis no Brasil, selecionou o Goodguide para finalista na categoria Sites e Aplicativos.

Para Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, o Goodguide ajuda o movimento do consumo consciente. “Ferramentas como o Goodguide são importantes fontes de informação para consumidores de toda parte, já que os produtos tendem a ser os mesmos no mundo inteiro. Aliada às já consolidadas redes sociais, onde internautas relatam suas experiências com bens adquiridos, se tornam um instrumento muito útil para o consumo consciente”, analisa.

O Goodguide também é associado a diversos sites de compras online como o Amazon, eBay e PayPal, ou seja, na hora da compra pela internet, o consumidor pode, antes de pagar pelo produto, a partir das referências de determinado item, procurar informações no buscador.

Itens que vão desde alimentos, produtos de cuidados pessoais, limpeza doméstica, eletroeletrônicos e eletrodomésticos e até comida para animais são analisados por uma equipe de especialistas em avaliação do ciclo de vida de produtos, engenharia ambiental, química, nutrição e estudiosos do comportamento do consumidor, além de outros profissionais independentes e os resultados cadastrados na ferramenta. O grupo é liderado por Dara O´Rourke, idealizador do projeto e o professor de política ambiental e do trabalho da Universidade de Berkeley.

O projeto, que não tem fins lucrativos, é financiado, principalmente por empresas que se dedicam identificar, atender e fornecer capital para empreendedores inovadores sob ponto de vista da sustentabilidade. Recebe também dinheiro de fundos de pesquisa das instituições que se associaram ao projeto, como a Universidade da Califórnia e percentagens de vendas dos sites de varejo associadas.

Como funciona
Na hora da compra, o consumidor pode obter informações rápidas e confiáveis sobre os produtos disponíveis, usando um aplicativo próprio estalado no aparelho iPhone para fazer a leitura do código de barras. Em instantes, o sistema fornece informações (só em inglês) como o local de confecção do produto, substâncias tóxicas usadas, exploração de trabalhadores, preocupação do fabricante com a conservação do meio ambiente, entre outras. É um perfil completo do produto e dá uma nota simples, de 0 a 10.

Clique aqui para baixar gratuitamente o aplicativo.

Além disso, digitando o código de barras na ferramenta de busca do site, é possível conseguir mais informações, como comparar itens similares e concorrentes, acessar um ranking com atribuição de notas e até mesmo criar uma lista de favoritos usando critérios cruzados de saúde, segurança e compromisso socioambiental.

O Goodguide também é associado a diversos sites de compras online como o Amazon e o eBay, ou seja, na hora da compra pela internet, o consumidor pode, antes de pagar pelo produto, a partir das referências de determinado item, procurar informações no buscador.

No Brasil
Por aqui, começam a aparecer algumas ferramentas semelhantes que ajudam o consumidor a fazer melhores escolhas sob ponto de vista da sustentabilidade e capazes de projetar um futuro promissor em relação à mobilização e construção de uma sociedade cada vez mais consciente de seus atos de consumo.

“É um processo longo, mas que vem sendo consolidado nos últimos tempos. O mais animador é que temos iniciativas que partem de diferentes setores, inclusive, da universidade”, afirma Mattar.

Construção eficiente
Criado para auxiliar engenheiros, arquitetos e quem está construindo, vai construir ou até mesmo fazer uma reforma, o site Construção Eficiente é uma vitrine virtual que mostra opções de produtos inovadores sob o ponto de vista de preservação ambiental e expõe mais de 4.000 produtos de mais de 150 empresas, entre móveis, decoração e soluções de hidráulica, cobertura, iluminação e saneamento.

Lançado em junho de 2010, apresenta desde sistemas hidráulicos que permitem o reaproveitamento de água, aquecedores solares para residências, composteiras domésticas e tijolos construídos a partir de resíduos.

Clique aqui para acessar o site e conhecer os produtos.

A ferramenta permite ao consumidor selecionar diversas opções de produtos, solicitar e comparar orçamentos gratuitamente. Além disso, fabricantes podem aderir à iniciativa e cadastrar seus produtos. Para isso, basta fazer um cadastro e pagar o valor referente ao plano escolhido.

Biblioteca de Materiais Sustentáveis
Também lançado em 2010 pelo designer industrial Wiliam Comim, a Biblioteca de Materiais Sustentáveis é um banco de dados online que expõe projetos e materiais ecológicos para diversas áreas de atividade. A empresa pesquisa e disponibiliza via internet um catálogo de itens sustentáveis que podem ser úteis para estudantes e profissionais de arquitetura, comunicação visual, design, moda, entre outras áreas.

Na lista dos produtos é possível encontrar placas de tapume, revestimentos, telhas, divisórias, pisos para áreas internas e externas, placas informativas e tecidos, oferecendo alternativas mais sustentáveis para diversos mercados.

Garrafas de politereflalato de etileno, o popular PET, plástico, tubos de creme dental, sobras de madeira estão entre as principais fontes de matéria prima. Além disso, processos de produção limpos, como plantação de algodão orgânico e uso de madeira certificada estão entre os critérios considerados.

Para cada produto o site apresenta uma ficha técnica que inclui, entre outros dados das características do produto, o nome e os contatos da empresa fabricante.

Clique aqui para conhecer os produtos.

Comin diz que todos os materiais expostos são renováveis, com baixo consumo de energia e alta porcentagem de reciclados, com baixa emissões de poluentes, e são orgânicos.

A Mateco, empresa que administra o site, também ministra palestras sobre a confecção e uso de produtos sustentáveis.

Programa Qualidade desde a Origem
Criado em 2008, o Programa permite ao consumidor saber, pela internet, quem são os fornecedores de frutas, legumes, verduras e carnes vendidos nas lojas do Grupo Pão de Açúcar (apoiador ouro do Akatu). Para isso, basta que o cliente entre no site do programa e digite, no campo indicado, o código de rastreamento do fornecedor presente na etiqueta. Se não houver o código – caso de produtos a granel – o consumidor encontra os dados da procedência do item fazendo a busca a partir do tipo do produto.

Dessa forma, é possível saber qual a região produtora e o nome do fornecedor dos produtos das prateleiras das lojas das redes Pão de Açúcar, Extra, CompreBem e Sendas. Segundo o Pão de Açúcar, especialistas qualificados realizam auditorias no campo e orientam seus parceiros. Cada fornecedor recebe uma avaliação conforme os índices de qualidade, manejo adequado dos agrotóxicos, conformidade nos padrões microbiológicos e pontualidade nas entregas. Todas essas informações coletadas, no entanto, não ficam disponíveis para o consumidor, exceto a origem, o nome do produtor e do distribuidor do produto.

Clique aqui para acessar o site do Programa e simular uma pesquisa.

Catálogo de Produtos Sustentáveis
Desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCES) em 2008, o Catálogo online lista produtos com avaliação positiva dos impactos ambientais, depois de considerados critérios como eficiência energética, origem renovável do recurso, toxicidade, biodegradabilidade e gestão de resíduos.

Segundo Luciana Betiol, advogada e responsável pelo projeto, a equipe de trabalho ainda está estudando formas de incorporar a avaliação de aspectos sociais como remuneração adequada e não utilização do trabalho escravo na cadeia produtiva, além da viabilidade econômica dos produtos.

Para fazer a pesquisa dos produtos mais bem avaliados, antes da compra, o consumidor acessa o site, seleciona o tipo de produto ou serviço que pretende comprar, em seguida especifica a categoria e o material de acordo com as opções apresentadas e, finalmente, a região do país onde pretende efetuar a compra. Depois, clica em “busca” e a plataforma apresenta, sem classificação, todos os itens avaliados positivamente pelo catálogo.

Clique aqui para fazer a pesquisa.

O Catálogo lista produtos como alimentos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, materiais de construção, entre outros. Disponível na internet há três anos, o site já foi visitado por mais de 15 mil internautas.

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