No dia 27/08, a Folha de S. Paulo publicou o artigo do Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, sobre os principais resultados da Pesquisa Akatu 2018 e a relação entre consumidores e empresas.
“Novos valores e comportamentos de consumo pedem novas formas de posicionamento, de entrega e de comunicação por parte das empresas. Esta conclusão pode ser derivada dos resultados da Pesquisa Akatu 2018 – Panorama do Consumo Consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações, a qual ressaltou que, em um cenário onde 61% da população não tem a menor ideia do que é um produto sustentável, simplesmente dizer que uma empresa trabalha em prol da sustentabilidade não terá muita eficácia ou relevância e nem trará a almejada reputação para suas marcas’, afirma Mattar.
“As estratégias de marketing e de comunicação de muitas empresas em relação à sustentabilidade não apresentam mensagens claras e
bem definidas, conteúdos verdadeiramente engajadores, públicos-alvo claramente definidos e relevância efetiva do que está sendo comunicado. Ou seja, é hora de repensar o que, de fato, é central nos valores da marca e de que forma incorporar esses elementos na comunicação, buscando refletir sobre a consistência desses valores com o que está sendo posto em prática, em termos de ações, também das mensagens-chave. Em não havendo consistência entre os valores e práticas, com certeza haverá incoerências entre os planos e o que de fato é executado”, conclui Mattar.
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