loader image
05.03.15 às 16:11

Dicas para reaproveitar água em casa

Não deixe escorrer pelo ralo a água que você pode aproveitar para outros fins
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Foto: Creative Commons/Lew Holzman

 

Evitar o desperdício de água é importante não apenas nos momentos de crise. Adotar um estilo de vida e uma produção com uso racional da água é necessário não só hoje, como sempre. Isso porque as crises de água e energia que brasileiros têm enfrentado não são apenas resultado da seca. Há diversos outros fatores como problemas na estrutura de distribuição, desmatamento e desperdícios no agronegócio, na indústria e no uso residencial.

O desperdício de água deve ser combatido com ajuda de todos os atores sociais: todas as instâncias do governo, indústria/agronegócio e população. O agronegócio e a pecuária, juntos, são responsáveis pelo maior gasto de água, 82,8%, e a indústria por 6,7%.

As residências, apesar de serem responsáveis por um percentual baixo do gasto total de água (10,6%), também podem contribuir para que esse recurso não se esgote, pois o ganho de escala é significativo. Para ilustrar: se todos os moradores do Brasil fecharem a torneira ao escovar os dentes, a água economizada durante um mês equivalerá a um dia e meio do volume de água que cai nas Cataratas do Iguaçu!

É essencial “desautomatizar” o consumo de água, por meio do engajamento de todos, como cidadãos, em uma nova postura de uso consciente desse recurso imprescindível, de forma permanente.

Há muitos hábitos de consumo de água que podem ser modificados para resultar em uma economia doméstica significativa. É preciso, no entanto, coletar, armazenar e utilizar a água de reúso de forma adequada, para evitar riscos de saúde para você e sua família. Existem riscos em atitudes que parecem inofensivas como acumular água em vasilhames reaproveitados, em piscinas descobertas, ou em beber água da chuva.

Veja a seguir dicas de como reutilizar a água com segurança:

1. Use a água do aquário para regar as plantas
Vai limpar o aquário? Pois use a água “velha” para outras finalidades, como regar o jardim. A água do seu aquário pode ser uma fonte rica em nitrogênio, essencial para a fotossíntese, além de fósforo e potássio, que fortalecem as plantas, agindo como fertilizantes. Mas lembre-se: as plantas não se dão bem com água salgada ou com controle de PH. E se ela estiver muito suja no aquário, utilize só um pouco da água misturada com água limpa. Fonte:

2. Enquanto a água do chuveiro esquenta, encha o balde
Seu chuveiro tem aquecimento a gás? Deixar correr para o ralo a água do banho enquanto ela esquenta pode desperdiçar uma grande quantidade de água limpa. Use um balde para coletar a água limpa que ainda não chegou à temperatura ideal.

3. Colete a água enquanto toma banho
Colete também a água que respinga enquanto você toma banho de chuveiro. Essa água pode ser reutilizada para dar descargas, lavar o próprio banheiro ou as áreas externas, como quintais e varandas. Em um ano, uma família pode reutilizar água suficiente para uma pessoa usar a descarga diariamente durante quase 5 meses. Você pode também coletar a água que usar para lavar as mãos com um pequeno recipiente e acumular o líquido em um balde, para usar para dar descargas.

4. Colete a água da chuva, mas não a beba
Construir uma cisterna em casa ou usar algum recipiente para coletar a água da chuva é uma ótima dica para economizar água. É importante que recipiente esteja bem tampado, para evitar a proliferação de mosquitos que propagam doenças como a dengue. Nada de tampas soltas, lona, madeiras ou telhas. A água da chuva pode ser utilizada para descarga, limpeza do quintal, do carro e do chão de casa, por exemplo. Porém, não é apropriada para consumo humano ou de animais, pois a água da chuva traz resíduos da atmosfera – fervê-la simplesmente não adianta. Se ela passa pelo telhado e pela calha antes de cair no recipiente em que será armazenada, é ainda pior. O período máximo de armazenamento da água da chuva é de quatro dias, já que é uma água com muitos resíduos orgânicos.

5. A água do preparo das refeições é nutritiva, reaproveite!
Quando se está cozinhando, um dos segredos para consumir água com consciência é seguir as receitas à risca. Para cozinhar macarrão para uma pessoa, por exemplo, você não precisa de uma panela totalmente cheia de água, assim como não há necessidade de muita água para preparar legumes no vapor. Além disso, se não usar água demais, você vai preservar melhor os nutrientes dos alimentos. E em alguns casos, a água pode até ser usada novamente. Se você cozinhou legumes e sobrou água, reutilize-a para fazer sopas, ou espere que ela esfrie e regue as plantas.

6. Gelo derretido deve ser aproveitado
Se você precisar descongelar a geladeira ou o congelador, remova as placas de gelo e reutilize sua água para regar as plantas e o jardim. E se por acaso você derrubar cubos de gelo no chão, coloque-os num recipiente para depois reaproveitar a água. Já quando você comprar um saco de gelo, use-o com inteligência: não o deixe derretendo no tanque ou no chão, e sim ponha-o dentro de um balde, para depois reutilizar a água que derreter.

7. Na pressa, descongele alimentos usando um balde com água
Se você não puder se planejar ou usar o micro-ondas, a comida congelada pode ficar de molho na água, usando uma tina ou uma bacia – e essa água pode ser reutilizada depois para lavar a louça ou regar as plantas. Descongelando na bacia ao invés da água corrente, você economizará em um ano, uma quantidade de água equivalente a 300 lavagens de louça, abrindo a torneira apenas para molhar e enxaguar.

8. A água da máquina de lavar deve ser reaproveitada
A água que sai da máquina de lavar roupa pode ser aproveitada direcionando o cano de despejo da máquina para um balde. A cada ciclo de uma máquina de cinco quilos são gastos 145 litros. Essa água pode ser coletada. A água desse balde pode ser usada na descarga dos vasos sanitários, lavar o quintal ou o carro. E veja que prático: essa água já vem com um pouco de sabão! Esse reaproveitamento da água da lavadora de 5kg gera uma economia de água suficiente para reduzir em 5% o consumo mensal de água de uma casa. O segundo enxague da máquina, “a água do amaciante”, mais limpa, pode abastecer a próxima lavagem.

 

Leia mais:

[Confira mais dicas de uso consciente de água no site do movimento #águapedeágua]

[Ouça as dicas de uso consciente da água no Conta Gotas, uma parceria do Instituto Akatu com a Rádio Eldorado e a Rádio Estadão]

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também