loader image
25.11.15 às 17:38

Divulgado o resultado do prêmio “As Empresas Mais Conscientes do Brasil” promovido pela ISTOÉ

O prêmio identifica e reconhece as corporações que impulsionam o surgimento de uma nova economia. Natura, Maria Farinha Filmes e Yougreen foram algumas das empresas reconhecidas
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

Foram divulgadas na segunda semana de novembro as ganhadoras da segunda edição do prêmio “As Empresas Mais Conscientes do Brasil“, promovido pela revista ISTOÉ.

O prêmio identifica e reconhece as corporações que impulsionam o surgimento de uma nova economia – que respeite e preserve o meio ambiente, promova a felicidade dos empregados, seja transparente nas ações e adote modelos de negócios que gerem impactos positivos para toda a sociedade. Natura, Maria Farinha Filmes e Yougreen foram algumas das empresas reconhecidas.

Podiam se inscrever e concorrer ao prêmio grandes, médias e pequenas empresas, além de startups. Esta edição avaliou os inscritos segundo a metodologia da organização americana B Lab, representada no Brasil pelo Sistema B, analisando cinco critérios: Governança, Modelo de Negócios, Relações com os Funcionários, Relações com a Comunidade e Meio Ambiente. As grandes empresas tiveram seus relatórios avaliados também pela consultoria Report Sustentabilidade.

O prêmio contou ainda com o trabalho de um Conselho Consultivo – do qual o Instituto Akatu fez parte. Depois de realizada uma primeira seleção de inscritos – divulgada em 25/8, durante a conferência internacional Sustainable Brands Rio 2015 –, os finalistas foram chamados a defender seu modelo de negócios, que foi avaliado pelo Conselho Consultivo a partir dos critérios: liderança e protagonismo; impacto; e mensuração.

Compuseram o Conselho Consultivo do prêmio:
Alexandre Mac Dowell – Presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps)
Alexandre Teixeira – Jornalista e autor (“Felicidade S.A.” e “De dentro pra fora”)
Álvaro Almeida – Diretor da Report Sustentabilidade
Fernando Malta – Consultor de Relações Institucionais do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
Luiz Fernando Sá – Diretor de Mídias Digitais e Projetos da Editora Três
Rafael Vergueiro – Instituto Ayrton Senna
Silvia Sá – Instituto Akatu
Tania Kulb – Conselheira do Instituto Capitalismo Consciente

Conheça histórias produzidas pela reportagem de ISTOÉ sobre as empresas vencedoras:
Leia também:

Cinco aspirações humanas indicam o caminho para o sucesso das empresas e suas marcas


Gigantes verdes: empresas engajadas que faturam bilhões

 

 

 

Veja também