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18.10.18 às 15:08

Edukatu facilita promoção de oficinas de movimento pela autoestima das crianças

Plataforma de educação do Akatu apoiou o Dove Day 2018, evento anual e global promovido pela Unilever e que leva atividades de autoestima às escolas públicas

No mês de outubro, a Unilever leva a mensagem da autoestima e da valorização própria para diferentes países com o movimento Dove Day. Em São Paulo, a ação contou com a parceria do Edukatu, que realizou oficinas em três escolas públicas da capital. A iniciativa é parte das atividades do projeto Dove pela Autoestima, que busca ajudar crianças e jovens do mundo todo a desenvolverem confiança corporal e autoestima positivas.

O Dove Day é realizado em mais de vinte países e conta com a participação voluntária de funcionários da Unilever. No Brasil, após o treinamento, esses voluntários são convidados a aplicar as oficinas junto aos alunos das escolas selecionadas. Este ano, foram cerca de 145 voluntários e quase duas mil crianças e adolescentes impactados.

Por meio de workshops e materiais didáticos, o projeto estimula alunos de 6 a 15 anos a respeitar a diversidade e a valorizar aquilo que cada um tem de diferente. “Percebo que aumenta a quantidade de alunos que estão com baixa autoestima. Isso ocasiona o bullying, uma vez que reflete problemas pessoais de quem o pratica. Nesse sentido, trabalhamos na escola a questão do empoderamento com diferentes projetos. Em um deles, os alunos trabalham o tema da saúde mental, tratando sobre o bullying e sobre a depressão na adolescência. É fundamental trazê-los para essas discussões”, afirma Tatiana Silva Martins, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de ensino Fundamental Doutor Fábio da Silva.

Crédito: Instituto Akatu

O projeto Dove pela Autoestima existe em 140 países e está comprometido em atingir, até 2020, 40 milhões de jovens por meio de seus programas educacionais. “Incentivar crianças e adolescentes a refletir sobre autoestima e padrões de beleza, além de ser algo importante para a formação de sua personalidade, os leva a questionar o que, de fato, está por trás de seus hábitos – se suas escolhas de consumo são reflexo da vontade de pertencer a determinado grupo, por exemplo, em vez de suas reais necessidades. Esse é um dos primeiros passos para um consumo mais consciente na prática”, explica Denise Conselheiro, gerente de educação do Instituto Akatu.

A iniciativa é fundamental para que as próximas gerações cresçam desfrutando de um relacionamento positivo em relação a elas mesmas.“Por meio do Dove Day, incentivamos as crianças e jovens a refletirem sobre temas como autoestima, confiança corporal e bullying, ensinando que beleza não é um padrão estético e que as nossas diferenças precisam ser valorizadas e respeitadas”, conta Isabella Bara, coordenadora sênior de marketing da marca Dove. E completa: as empresas, principalmente grandes multinacionais, precisam ter ciência da influência que exercem na sociedade e usar isso para gerar transformações positivas”.

Crédito: Instituto Akatu

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