Nos dias 11 e 12 de agosto o Edukatu, rede de aprendizagem para o consumo consciente do Instituto Akatu, realizará quatro oficinas de capacitação de professores para o uso da plataforma em Boa Vista (RR). Com isso, o Edukatu sela parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto de Roraima, que mobilizará professores da rede pública para utilização da plataforma como recurso educacional, incluindo-a com indicação ao plano pedagógico dos professores. As atividades serão realizadas no laboratório de Educação à Distância da Universidade Federal de Roraima.
Para Silvia Sá, Gerente de Educação do Instituto Akatu, as oficinas serão um processo riquíssimo de troca de experiências para a rede. Uma delas será realizada com professores indígenas. “O Edukatu tem muito a construir com a comunidade escolar de Roraima. Queremos fazer a rede cada vez mais forte unindo professores e alunos de todos os cantos do país. Estar em contato presencial e pela rede com quem faz a educação acontecer fora dos grandes centros urbanos contribui para que o consumo consciente e a sustentabilidade sejam fortalecidos por diferentes olhares. Além disso, faz o Edukatu ganhar escala e aumenta o potencial de transformação nas localidades”.
“A parceria entre o Edukatu e a Secretaria enriquece as ações de Educação Ambiental realizadas no estado”, afirma Tácio Raposo, chefe da Divisão de Educação Ambiental (DIAB), da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED) de Roraima. “Várias escolas estaduais já vêm se destacando pela realização de projetos para evitar desperdício da água, implantar hortas escolares, preservar patrimônio público, proteger rios e igarapés, criar e manter jardins. Com o Edukatu, professores e alunos poderão construir seus projetos cada vez mais conectados com outras experiências inovadoras”, completa.
Experiência com financiamento coletivo
Para fazer esta iniciativa acontecer, o Instituto Akatu arrecadou R$ 20.780,00 por meio da campanha Edukatu Mobiliza Roraima – realizada em uma plataforma de crowdfunding, também conhecido por financiamento coletivo. A chamada para contribuições ficou aberta entre 12 de junho e 12 de julho e, com a adesão de 83 pessoas, alcançou mais do que a meta de R$ 15 mil estabelecida inicialmente.
“Ficamos muito felizes com o grande sucesso da primeira experiência do Akatu com o financiamento coletivo e com o envolvimento das pessoas que contribuíram para fazer o Edukatu chegar até Roraima e que divulgaram a mobilização. Sem a doação dessas pessoas, as oficinas não aconteceriam”, comemora Claudio Tieghi, Gerente de Desenvolvimento de Parcerias do Instituto Akatu. Desde 2013, o Instituto Akatu vem investindo na diversificação das formas de captação de recursos para a realização de seus projetos, contando também com a contribuição de pessoas físicas. Assim abriu a quem quiser a possibilidade de colaborar com as ações transformadoras que a organização realiza.