Instituições e empresas globais como Bunge, Mars, Mondeléz, Carrefour e Walmart se uniram para desenvolver uma ferramenta de monitoramento via satélite será desenvolvida para ajudar a monitorar áreas florestais, assim, evitar parceiros que praticam o desmatamento ilegal.
A iniciativa foi anunciada no Fórum Econômico Mundial, realizado em janeiro em Davos, na Suíça. O sistema será construído com tecnologia e métodos desenvolvidos pela WRI na plataforma da Global Forest Watch (GFW) Commodities, que atualmente permite analisar fazendas por meio de mapas de alta resolução, apontando em tempo real áreas afetadas por desmatamento ou incêndios.
Um modelo de sociedade mais sustentável envolve, de um lado, consumidores mais conscientes e, de outro, empresas dispostas e preparadas para inovar no atendimento às suas demandas, oferecendo-lhes alternativas de produtos e serviços ambientalmente adequados e socialmente justos em todas as etapas de sua cadeia produtiva. Por isso, é importante que os consumidores cobrem das empresas que elas não estejam envolvidas com o desmatamento e que as empresas, por sua vez, combatam essas práticas nas suas cadeias produtivas.
Saiba mais sobre o sistema da GFW
Participantes da GFW:
Bunge
Cargill
Carrefour
Conservation International
Daemeter
GIZ – Die Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit
Envol Vert
IOI Group
Mars
Mondelez International
IDH–The Sustainable Trade Initiative
Inter-American Investment Corporation (IIC/IDB)
FMO–Dutch Development Bank
National Wildlife Federation
Rainforest Alliance
Proforest
The Nature Conservancy
Transitions
Walmart
World Resources Institute
Leia mais: