Foi há 30 anos que Amyr Klink começou a se aventurar pelo oceano. A primeira expedição foi uma façanha que deu origem ao livro Cem dias entre céu e mar: o velejador brasileiro foi a primeira pessoa a atravessar sozinha o Atlântico Sul em um barco a remo, o I.A.T.. Até hoje, é o único que realizou o feito.
Durante os cem dias de viagem, o navegador alega ter consumido apenas 2,7 litros de água diários. Não é à toa que é considerado referência nacional em consumo consciente da água. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que cada indivíduo gaste de 50 a 100 litros por dia para saciar a sede, ter higiene adequada e preparar alimentos. Klink, porém, garante que a quantidade usada foi suficiente.
A partir do dia 08 de setembro, estas e outras curiosidades das mais de 40 viagens oceânicas realizadas pelo velejador serão expostas no Conjunto Nacional, em São Paulo, na mostra fotográfica Linha D’Água, além de textos, de imagens e do barco usado na primeira expedição.
Com 30 fotografias e textos do acervo do navegador, a exposição itinerante é gratuita e ficará em cartaz até 02 de outubro. A partir de novembro, segue para a cidade de Itajaí, em Santa Catarina. O projeto inclui material didático sobre consumo de água para escolas, além de oferecer visitas guiadas.
Amyr Klink também participará de duas palestras para falar a respeito de estratégias de uso consciente do recurso natural: a primeira acontecerá na abertura da exposição, em 08 de setembro, e a segunda será no dia 18 de setembro, ambas no Cine Livraria Cultura. Segundo o brasileiro, planejamento, precisão e consciência são fundamentais para economizar água.
Exposição Linha D´Água
Data: 8 de setembro a 2 de outubro de 2014
Local: Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073, Jardim Paulista – São Paulo – SP
Site: http://ccn.com.br/
Entrada gratuita.
Palestras
Datas: 8 de setembro, às 19h; 18 de setembro, às 10h
Local: Cine Livraria Cultura
Endereço: Avenida Paulista, 2073, Jardim Paulista – São Paulo – SP
Site: http://www.cinelivrariacultura.com.br/
Ingressos: gratuitos, mas é necessário retirar vale-ingresso pela internet.
Saiba mais:
Estudo mostra que perda de água chega a quase 40% nas maiores cidades do Brasil
Organização ambiental TNC lança o Movimento Água para São Paulo
Campanha Olho no Cantareira quer mobilizar população de São Paulo