A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgou um vídeo que alerta para a velocidade de degradação do solo no planeta. Por ano, perdem-se 50 mil quilômetros quadrados de solo, o equivalente a área da Costa Rica. Atualmente, 33% da área dos solos já foi perdida.
A degradação do solo deve ser impedida porque ela não é recuperável na escala humana, alerta a organização no vídeo. Isso porque, para gerar 1 centímetro de solo fértil, levam-se 1000 anos. O problema é agravado pela expansão urbana, responsável pela constante impermeabilização do solo. Na Europa, por exemplo, 11 hectares de solo são impermeabilizados a cada hora, segundo a FAO.
Por conta da urgência de tratar o tema, a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou que 2015 é o Ano Internacional dos Solos, com o slogan “Solo saudável para uma vida saudável”. Os solos abrigam um quarto da biodiversidade do planeta – uma colher de terra saudável tem mais organismos que pessoas no planeta Terra. Nossa alimentação depende dos solos férteis, já que 95% vêm deles.
[Assista ao vídeo da FAO sobre a importância de preservar nossos solos]
Leia mais:
2015 é o Ano Internacional dos Solos