O assunto no mês de dezembro da coluna de Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu, na Folha de S. Paulo foi o uso dos antibióticos. Além dos cuidados para a nossa própria saúde, o uso adequado de antibióticos também pode refletir em questões globais.
“Alexander Fleming não apenas descobriu a penicilina. O biólogo escocês que revolucionou a indústria de remédios também foi o primeiro a advertir sobre os riscos da utilização indiscriminada da substância: em 1945, em seu discurso ao receber o Prêmio Nobel, ele destacou que as pessoas não deveriam abusar dela, sob o risco de torná-la ineficaz. Hoje, mais de sete décadas depois, ainda é preciso educar e conscientizar a sociedade sobre os malefícios do uso excessivo e/ou incorreto dos antibióticos.
Os danos mais críticos de um uso inadequado de antibióticos dizem respeito aos impactos negativos à própria saúde humana. O seu uso indiscriminado pode afetar negativamente as bactérias benignas que contribuem para o bom funcionamento do organismo humano, como, por exemplo, as que equilibram a flora intestinal.”