Tiago Savoy tem 34 anos e é especialista em Posto de Atendimento Bancário. Seu colega, Marcos Aurélio Brunasse, tem 36 e é gerente comercial. Em comum, além de serem funcionários do HSBC, ambos participaram da Oficina de Capacitação de Multiplicadores Voluntários para o Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito que o Akatu ofereceu para 75 funcionários do HSBC em outubro de 2008.
Entre novembro de 2008 e janeiro deste ano, a dupla já multiplicou o conceito e as práticas do Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito para mais de 500 pessoas em três instituições que trabalham com o HSBC. “Hoje as empresas têm a preocupação de educar seus funcionários, por isso a receptividade é grande nos lugares onde fazemos as multiplicações”, afirma Savoy. O que mais impressiona Brunasse é que “nada é inventado. Apenas mostramos às pessoas que problemas financeiros podem, antes de tudo, ser evitados, e que as soluções dependem delas”.
Brunasse e Savoy revelam a satisfação que sentem ao desenvolver esse trabalho. “Conheci um trabalhador que precisou sair da empresa onde trabalhava para pagar dívidas com o dinheiro da indenização, e hoje ele não precisa mais fazer isso. Tomou consciência de que existem soluções. Isso me marcou e não esqueço nunca”, conta Brunasse. Para Savoy, ficou marcado o depoimento de uma família que, depois de vencer uma crise financeira, programa suas viagens anuais a partir dos cortes nos gastos. “Cada membro da família começa o ano com uma meta a cumprir, e elas vão desde a economia de água até de vestuário”, explica.
Para desenvolver as suas atividades como multiplicadores do consumo consciente, Savoy e Brunasse se deslocam em carro particular. O HSBC paga as despesas de combustível e estadia, além de permitir que as atividades sejam feitas durante o horário de expediente.
Sobre o projeto de capacitação para consumo consciente do dinheiro e do crédito dos colaboradores do HSBC Brasil
Sempre em busca de capacitar multiplicadores do conceito e das práticas do consumo consciente, o Akatu, em parceria com o HSBC Brasil, sensibilizou, mobilizou e capacitou voluntários multiplicadores para o Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito. O projeto foi lançado em outubro de 2008 com palestras de sensibilização a voluntários do banco em São Paulo (duas turmas), Rio de Janeiro e Curitiba (uma turma em cada Estado). No final, 75 multiplicadores foram formados.Cada multiplicador atuou na sensibilização e mobilização de três públicos diferentes, escolhidos dentre as instituições que trabalham com o Instituto HSBC, o público interno e/ou fornecedores do HSBC Brasil e familiares dos multiplicadores.
Veja abaixo algumas dicas preparadas pelo Instituto Akatu para o Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito:
Não compre por impulso.
Planeje suas compras, compre apenas o que você realmente necessita, e, com isso, não estoure seu orçamento.
Lembre-se que não existe pagamento parcelado sem juros.
Os juros já estão embutidos no preço à vista. Portanto, quando comprar à vista, negocie um desconto.
Pesquise sempre mais de uma alternativa antes de comprar.
Avalie o custo-benefício do produto que você está comprando, não só para você mesmo, mas também para a sociedade, a economia e o meio ambiente.
Não gaste seu dinheiro à toa.
Lembre-se que mesmo os pequenos gastos, ao longo de um período de tempo, somam grandes quantias. Basta lembrar que colocando apenas R$ 1,00 por dia em uma caderneta de poupança durante 65 anos, serão acumulados quase R$ 280.000,00 para sua aposentadoria.
Procure guardar ao menos parte de seu 13º salário.
É importante buscar poupar sempre, buscando aplicações em instituições e fundos que se propõem a investir em empresas social e ambientalmente mais responsáveis. Agindo assim, usamos a poupança para criar melhores condições para nós e para toda a sociedade.
Só faça viagens programadas para as férias.
Caso não tenha programado uma viagem que esteja dentro de suas possibilidades, opte por fazer programas em sua própria cidade, ou por simplesmente descansar. Assim, além de valorizar sua região, você evita gastos excessivos e mantém as finanças em dia.
Reavalie continuamente a sua necessidade de fazer algumas compras.
Reflita sobre o que é importante para a sua felicidade. Perceba que o quanto você é feliz nos momentos em que você passa com a família, gastando muito pouco para isso. Analise o quanto a felicidade vem dos presentes trocados nas festas e o quanto vem do contato com os amigos e familiares. Um encontro emocionante será muito mais lembrado do que o presente recebido de alguém.
Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.