O Teste do Consumidor Consciente (TCC), elaborado pelo Instituto Akatu para medir o estágio de consciência das pessoas em seu consumo, foi aplicado aos colaboradores do Grupo Caixa Seguros (associado benemérito do Akatu) dentro do Programa Ambiental da seguradora. A aplicação do TCC aconteceu entre 18 de maio e 1º de junho e teve a adesão de 65% do quadro do pessoal. Dos 679 colaboradores que responderam ao teste, 4% são consumidores conscientes, 34% são engajados, 47% são iniciantes e 15%, indiferentes.
Na mais recente pesquisa do Akatu, realizada em 2006, que avaliou os 13 comportamentos de consumo que compõe o TCC, aqueles consumidores que praticam entre 11 e 13 dos 13 comportamentos analisados e que são considerados “consumidores conscientes” representavam 5% da população brasileira. Os que praticam entre 8 e 10 comportamentos e são considerados “consumidores engajados” representavam 28% da população. Os que praticam entre 3 e 7 dos 13 comportamentos e são considerados “consumidores iniciantes” representavam 59% da população. E os que praticam entre 0 e 2 dos 13 comportamentos e são considerados “consumidores indiferentes” representavam 8% da população.
“Independentemente dos resultados, estamos muito felizes porque a experiência permitiu que as pessoas começassem a repensar de que forma suas posturas em práticas simples e corriqueiras, como ir às compras, podem ajudar o planeta”, revela Cilma Azevedo, coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa do Grupo Caixa Seguros.
O Programa Ambiental do Grupo Caixa Seguros vem sendo executado desde o início do ano. “A aplicação do teste servirá como ferramenta de avaliação do andamento do programa. Daqui a um ano, faremos uma nova aplicação para avaliarmos a evolução e a adesão dos colaboradores da instituição”, explica Cilma.
Yeda Matias, 16 anos, é uma jovem aprendiz do Grupo Caixa Seguros. Ela aplicou o TCC e está entre os consumidores iniciantes. Mas, para ela, a experiência foi além do resultado. “Falamos muito sobre o tema no colégio, e aqui o mais legal foi ajudar o pessoal da limpeza, que não tem muito contato com o computador, a fazer o teste. Eles se identificaram com a causa e se sentiram mais motivados para praticar o consumo consciente”, conta.
O TCC está disponível para qualquer pessoa no site do Instituto Akatu e é de uso livre. Pode-se afirmar que o grande elemento diferenciador dos consumidores mais conscientes – envolvendo os conscientes e os engajados – é o fato de praticarem alguns comportamentos cujos impactos ocorrem mais distantes no tempo e que são de natureza mais coletiva do que individual. Nesse sentido, pode-se dizer que são consumidores conscientes os que não se preocupam apenas com os impactos sobre si próprios, mas também com os impactos sobre os outros.
Para fazer o teste, basta se cadastrar.
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