Até o dia 30 de outubro, o 3º Festival Internacional de Cinema Infantil, o único evento nacional de cinema dedicado a crianças, leva aos cinemas da Rede Cinemark uma programação de 10 filmes inéditos no Brasil, vindos da França, Finlândia, Dinamarca, Rússia, Espanha, Alemanha, Hungria e Suécia para as seguintes cidades: Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Brasília, Taguatinga, Aracaju e Curitiba.
O Brasil está representado com produções realizadas por crianças por meio do trabalho do Núcleo de Animação de Campinas: “A Velha a Fiar”, que antecede a exibição de todos os filmes e “Çuikíri”, feito por crianças indígenas, compondo a programação Lendas em Animação, ao lado de outras produções brasileiras do Laboratório de Desenhos e da MultiRio. O curta “Portinholas”, realizado por crianças no Instituto Marlin Azul, de Vitória, está em 7 X Animação.
O festival, que tem o Grupo VR, empresa associada ao Akatu, como parceira, também exibe filmes nacionais “de carne e osso” e homenageia Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica.
Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui