No próximo domingo (27/7) o Museu de Imagem e Som de São Paulo (MIS) irá exibir o documentário Surplus – Aterrorizados para serem consumidores, que mostra a situação da sociedade atual, enfeitiçada pelo consumismo, e a indústria movida pelo lucro.
Após a exibição do filme, será realizado um bate-papo que conta com a participação de Silvia Sá, gerente de Educação do Instituto Akatu. Psicóloga e psicanalista de formação, ela é responsável pelos projetos de educação para o consumo consciente junto a empresas, grande público e escolas de ensino fundamental.
A sessão faz parte do projeto RacioCine, da Saúva Produtora Cultural, que tem como objetivo gerar discussão e reflexão sobre temas da atualidade através da exibição de documentários seguido por um bate-papo entre convidados especiais e o público. O projeto acontece um domingo por mês e tem entrada gratuita. Do debate também participará Gabriela Alem Appugliese, pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVCes). A conversa será mediada por Paulo Motoryn, jornalista da Revista Vaidapé.
O filme é resultado de uma viagem de três anos do diretor Erik Gandini, que mostra como o meio ambiente vem sendo destruído para que as indústrias continuem a produzir cada vez mais e maximizem seus lucros. (Clique aqui para assistir ao trailer do filme Surplus – Aterrorizados para serem consumidores)
Projeto RacioCine
Exibição do documentário SURPLUS, do diretor Erik Gandini. (Suécia, 2003, 51 min, cor) , seguida de debate.
Data: domingo, 27 de julho
Horário: 18h
Local: Auditório LABMIS (66 lugares)
Av. Europa, 158 – Pinheiros, São Paulo – SP
Classificação: livre
Ingresso gratuito (sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)