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03.12.10 às 0:00

Lições de Consumo Consciente no Conarh

O Instituto Akatu e o Grupo VR (associado benemérito do Akatu) levaram o Consumo Consciente aos visitantes do maior evento de Recursos Humanos da América Latina, o 33º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conarh). A avaliação dos organizadores é que esta edição do evento, que é realizado anualmente, atraiu um público de cerca de 10 mil pessoas, formado especialmente por profissionais da área de Recursos Humanos (RH). A participação conjunta do Akatu e da VR aconteceu na Expo ABRH, evento paralelo ao Conarh, onde cerca de 140 expositores apresentaram produtos e serviços, sendo visitada pela quase totalidade dos participantes do Congresso. Neste ano, este evento contou com a Arena Social, uma área onde diversas empresas desenvolveram atividades voltadas à disseminação de conceitos e ações ligados à sustentabilidade, baseados nos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU. Cada objetivo foi escolhido por uma empresa que se comprometu a dar tratamento ao tema a que o objetivo escolhido se refere. A idéia é que os profissionais de RH possam enxergar ações voltadas à sustentabilidade e levem idéias para as suas empresas. Com isso, as empresas podem ser inspiradas para contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta. O Grupo VR […]
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O Instituto Akatu e o Grupo VR (associado benemérito do Akatu) levaram o Consumo Consciente aos visitantes do maior evento de Recursos Humanos da América Latina, o 33º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conarh). A avaliação dos organizadores é que esta edição do evento, que é realizado anualmente, atraiu um público de cerca de 10 mil pessoas, formado especialmente por profissionais da área de Recursos Humanos (RH).

A participação conjunta do Akatu e da VR aconteceu na Expo ABRH, evento paralelo ao Conarh, onde cerca de 140 expositores apresentaram produtos e serviços, sendo visitada pela quase totalidade dos participantes do Congresso. Neste ano, este evento contou com a Arena Social, uma área onde diversas empresas desenvolveram atividades voltadas à disseminação de conceitos e ações ligados à sustentabilidade, baseados nos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU. Cada objetivo foi escolhido por uma empresa que se comprometu a dar tratamento ao tema a que o objetivo escolhido se refere. A idéia é que os profissionais de RH possam enxergar ações voltadas à sustentabilidade e levem idéias para as suas empresas. Com isso, as empresas podem ser inspiradas para contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta.

O Grupo VR escolheu o objetivo número 7, que trata da qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente. Uma equipe do Akatu esteve presente no estande da VR na Arena Social distribuindo publicações sobre consumo consciente de dinheiro e crédito e apresentando aos visitantes o conceito do Consumo Consciente e a missão do Akatu.

Nos dias 22 e 23 de agosto, o Akatu aplicou o Jogo do Dinheiro e Crédito entre os visitantes que se inscreveram. O jogo, desenvolvido originalmente dentro de um projeto conjunto entre o Grupo VR e o Akatu, tem como objetivo sensibilizar os participantes para a importância da adoção de um planejamento financeiro que vise não só o bem-estar do indivíduo e de sua família, mas também a preservação dos recursos naturais e a conseqüente sustentabilidade da vida no planeta. Além disso, sensibiliza os participantes para a importância dos pequenos gastos – aqueles realizados quase “inconscientemente” – sobre o saldo final do orçamento.

O jogo simula situações comuns ao cotidiano das pessoas e, a cada rodada, os jogadores podem assumir o papel de pão-duro, consciente e consumista. Assim, são levados a refletir de forma lúdica sobre seu comportamento nas decisões de gasto.

Alessandro Sachetti Koch, técnico em gestão de pessoas em Tubarão (SC), foi um dos que participaram do jogo e aprovou a brincadeira. “Ele [o jogo] trabalha com orientação. É uma forma de incentivar a reflexão para algumas questões que parecem sem importância”.

Cláudia  Gehn, supervisora de RH, também passou a atentar para itens do orçamento que pareciam não ter importância. “Faz a gente pensar no nosso gasto com besteiras. E, em outras vezes, fazemos economia com coisas mais importantes para o nosso bem-estar e acaba gastando mais”.

Já Érica Freitas Machado, assistente de Diretoria do Tribanco (Parceiro Mantenedor do Akatu), chegou à conclusão de que ser pão-duro nem sempre implica em gastar menos, uma vez que o consumidor acaba pagando de outras formas, como por exemplo, por meio de remédios quando adquire produtos que não fazem bem à saúde. Para ela, outra vantagem do planejamento é poder “visualizar” os gastos. “Quando você consome e vê no papel o seu planejamento, percebe o quanto pode melhorar”.

Além do jogo, a VR apresentou uma fala de Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu, sobre o consumo consciente nos telões instalados nos estandes da empresa espalhados pelo evento. A apresentação foi desenvolvida em formato adequado para o e-learning (ensino à distância com auxílio de tecnologia) e tratou de uma sensibilização inicial para o conceito e as práticas do consumo consciente.

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